quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A vaidade do ser humano


Por Odair José da Silva

Vaidade de vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade.

Isto é, “vanitas vanitatum, et omnia vanitas”. Eclesiastes 1.2.

A vaidade é uma das coisas que dura mais do que nós mesmos. Para vermos isso basta olharmos para os túmulos em um cemitério qualquer aonde as pessoas vai construindo magníficos mausoléus. As pirâmides do Egito e os bustos de mármore espalhados por todos os lugares do mundo podem atestar o que digo. Como já afirmava Mathias Aires “vivemos com vaidade, e com vaidade morremos”.

O caos instalado no mundo moderno revela o mal da vaidade do ser humano. Vestir-se bem, ostentar-se, usar as marcas, consumir. Ter. Eis a vaidade a aflorar nos mais recônditos da sociedade. As ações mais cruentas da sociedade nascem quase que exclusivamente, da vaidade do ser humano que quer de qualquer forma sustentar um status.

As opiniões são as bases da sociedade virtual. Nas redes sociais o status tem que valorizar a vaidade do ser humano. No face às melhores imagens, mas a pessoa quer morrer se você pedir para ver o seu RG. Qual a diferença?

A vaidade é um instrumento que tira dos nossos olhos os defeitos próprios, já dizia Aires, e faz com que apenas os vejamos em uma distância imensa. Na verdade, é a nossa vaidade que nos faz ser insuportável com a vaidade dos outros. Daí o que as pessoas chamam de inveja.

Como diz o sábio: vaidade de vaidade, tudo é vaidade. Tudo é correr atrás do vento. Se você combate, luta, vence e conquista você é um herói. Vaidade. Porque quem governa, de certa forma, são os sábios. Sábios aos seus próprios olhos. Exploradores. Aos heróis fica o trabalho e o perigo. Mas, quem colhe os frutos? Os sábios. Vaidade.

Aos reis e ilustres dão-se os louros das vitórias, mas foram os soldados quem as venceram. E é fato que os sábios da terra não são os melhores para a governarem. Por isso, tudo é vaidade e correr atrás do vento.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário