quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Já não há alegria entre os filhos dos homens



Por Odair José da Silva 

A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. Joel 1:12

Acontece na vida de algumas pessoas de sobrevir um sofrimento terrível. Não conhecemos os antecedentes da pessoa e ficamos perturbado com o seu sofrimento. Às vezes até questionamos porque aquela pessoa está sofrendo daquele jeito. Entristecemos e não sabemos o que fazer. Em alguns casos quanto mais ajudamos ou tentamos ajudar, mais a pessoa se afunda em seu sofrimento.

Quando olhamos para a Bíblia encontramos respostas para muitas de nossas perguntas. O exemplo da nação de Israel é interessante para observarmos. Quem vê a situação do povo na época do Profeta Joel pode se perguntar o porque de tanto sofrimento. Será que Deus virou as costas para o seu povo? E se virou, por que o fez? Notamos, então, que, muitas vezes, o sofrimento é consequência da desobediência, do afastamento dos caminhos do Senhor.

A situação era terrível. Desoladora. Eles estavam sofrendo um castigo. Tudo que plantavam morria, não havia alimento, não havia água, não havia esperança. De todos os lados eles estavam cercados. Abatidos. Dessa forma, encontramos muitas pessoas nos nossos dias. Estão sofrendo as consequências de seus desvios do caminho do Senhor.

A pergunta que permanece na nossa mente é o que fazer numa situação dessas? Há solução para o sofrimento quando é consequência de nossos próprios atos? O próprio Profeta Joel nos dá a resposta:

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13

Se houver um arrependimento verdadeiro o Senhor é grande em benignidade. Ele restaura a nossa comunhão e nos dá a alegria do céu para vivermos em sua presença. Com Ele, a vida torna-se mais alegre.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário