domingo, 13 de setembro de 2015

Não permita a glória de Deus se afastar de você



Por Odair José da Silva

“Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa”. I Samuel 4. 21.

O povo eleito de Deus encontrou uma derrota humilhante diante dos filisteus. Uns quatro mil homens foram mortos na primeira batalha e eles resolveram levar a arca de Deus para o campo de batalha na esperança de vencer o inimigo. No entanto, eles tiveram uma derrota histórica onde mais de trinta mil homens caíram ao fio da espada e, para piorar a situação, os filisteus levaram a arca da aliança.

Mas, por que Deus permitiu que seu povo passasse por essa humilhação? Porque eles haviam se afastado da presença de Deus e faziam o que achava certo aos seus próprios olhos. Isso acarretou o abandono de Deus. O sacerdote tinha permitido que seus filhos rebeldes fizessem o que queriam no templo e a nação havia se corrompido a tal ponto que Deus os deixou a própria sorte. Quando o mensageiro trouxe a notícia desoladora do campo de batalha, o sacerdote caiu da cadeira e quebrou o pescoço. Sua nora, grávida, deu a luz um filho e, antes de morrer, deu-lhe o nome de Icabô, que significa “sem glória”. Esse fato nos faz refletir sobre nossa vida espiritual e o perigo de deixar que a glória de Deus se vá de nossas vidas.

I – Fora da presença de Deus só há derrotas.

“Diz o Senhor:...Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” I Samuel 2. 30.

É um princípio lógico. Se buscarmos a Deus com sinceridade Ele vai estar conosco e será o nosso refúgio e fortaleza. A nossa garantia de vitória nas batalhas deste mundo tenebroso. Se nos afastarmos de sua presença vamos colher as conseqüências de nossos atos e atitudes. Longe do Senhor só há derrotas. Todo e qualquer sucesso longe da presença de Deus é fracasso porque, por mais que o ser humano alcance os altos patamares, ele sempre vai sentir o vazio na sua alma que só pode ser preenchido pelo Espírito Santo de Deus.

O povo de Israel nesse contexto bíblico é um exemplo clássico para nós. Eles haviam desprezado o Senhor e confiado em suas próprias forças. Foram humilhados pelo inimigo. Tiveram uma derrota massacrante porque abandonaram o seu Deus. Confiaram que levando a arca da Aliança Deus os abençoaria, mas o Senhor os deixou a sua própria sorte e eles foram derrotados. Assim acontece conosco quando abandonamos o Senhor. Por isso tem muitas pessoas derrotadas nessa vida. Deixaram a fonte de água da vida e bebem em cisternas rotas que não tem água.

II – Aprenda a ouvir a Palavra de Deus

“Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve”. I Samuel 3. 10.

O segredo de uma vida vitoriosa é ouvir a voz de Deus. Mas como sabemos quando Deus nos fala? Devemos estar atentos aos seus preceitos em sua Palavra. Os conselhos eternos da Bíblia nos dão uma orientação para termos uma vida cheia de vitórias na presença de Deus. E, andando nos princípios de sua Palavra alcançamos as bênçãos de sua proteção. Deus nos chamou para uma grande obra. Para glorificar o nome dele e para louvor e glória do seu santo nome. Ele nos conhece antes mesmo de sermos gerados e nos fez com um propósito. Portanto, não seja um derrotado. Erga sua cabeça e saiba que Deus quer o melhor para a sua vida. Ele chama você pelo nome neste momento e pede para você caminhar. Ele está com você. Deus não nos abandona. O que precisamos é não nos afastarmos de sua presença e nem deixar que a glória de Deus se vá de nossas vidas. Sem a presença de Deus, sem sua glória, somos fracassados.

Samuel ainda era um menino, mas foi atento à voz de Deus e tornou-se um grande profeta em Israel. Deus tem um chamado para a sua vida e Ele quer que você seja vitorioso. Mas tem que tomar uma atitude de servi-lo com fidelidade e dedicação. Deus ama você, mas se nega a deixar você do jeito que está. Ele quer transformar a sua vida. Dar nova direção na sua caminhada. Ouça a voz do Senhor nesta hora.

III – Compromisso com Jesus

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”. Marcos 8. 34.

Para não corrermos o risco de ficar sem a glória de Deus em nossas vidas precisamos ter um compromisso com Jesus. Ele nos garantiu a salvação na cruz do Calvário. Ele nos resgatou deste mundo de pecado. Transportou-nos para o reino de luz. Não merecíamos, mas Ele deu sua vida em resgate das nossas vidas. Isso é amor verdadeiro. Deus nos ama e quer que sejamos uma benção em sua presença. Para isso precisamos assumir o compromisso que o Senhor Jesus estabelece.

a) Negue-se a si mesmo: negue sua própria força, negue sua capacidade, negue seu talento, negue seu poder, negue seu intelecto. Nada disso tem valor sem a presença de Jesus na nossa vida. Ele diz-nos: “Sem mim, nada podereis fazer”. É preciso negar os nossos desejos carnais que só quer as coisas materiais dessa vida. Que só quer a satisfação da carne. Mas, sabemos que a carne é inimiga do Espírito e quem satisfaz seus desejos carnais afasta-se de Deus. É preciso negar a nós mesmos para pertencermos a Cristo. “Não vivo mais eu, mas Cristo vice em mim” – já afirmou o Apóstolo Paulo. Isso é convicção. Isso é viver para Cristo. Isso é negar a si mesmo.

b) Tomar a cruz. Sofrer as tribulações deste mundo, as tentações e as provações por amor a Cristo. Mas, muito mais, experimentar os benefícios da cruz. A satisfação de servir a Jesus que suportou a cruz mais pesada para nos garantir a salvação eterna. Nada neste mundo pode nos fazer desanimar diante das dificuldades que a cruz nos oferece. Sem ela não somos nada. Como vamos comparecer diante de Jesus se não tomarmos a nossa cruz? Como podemos nos isentar dessa responsabilidade e querer que Deus nos abençoe? A cruz oferece perdão. A cruz nos garante a salvação. A cruz nos garante a presença de Deus em nossas vidas e a glória de sua presença é o que precisamos para vencer esse mundo mal.

c) E siga-me. Seguir Jesus significa que é pelo caminho da cruz. Seguir Jesus é andar no caminho que Ele traçou para nós. Exige-se renúncia para seguir Jesus. Não é uma tarefa fácil porque vamos ter que abrir mão de nossos desejos pecaminosos e ficarmos dependente da graça de Deus. Seguir Jesus significa ir até o Calvário e ver o seu sofrimento por nós e valorizar o seu sacrifício. Seguir Jesus significa abandonar este mundo de pecado. Abrir mão daquilo que nossa natureza carnal mais quer. Os prazeres desta vida. Seguir Jesus significa desfrutar de comunhão intensa com o Filho de Deus.

Conclusão:

O povo de Israel sofreu as conseqüências de abandonar a Deus. A glória do Senhor se foi e eles foram derrotados. Precisamos aprender com esta lição e andarmos nos caminhos do Senhor em obediência a sua Palavra. Não permita que a glória do Senhor se afaste de sua vida. Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas.

Texto: Odair José.
Mensagem que Deus me deu para pregar esta noite. Toda honra e glória seja dada ao Senhor!!!

Um comentário: