sábado, 29 de março de 2025

Vaidade é um defeito

    "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade". Eclesiastes 1.2 
 
    A vaidade nos ilude, fazendo-nos acreditar que somos superiores ou insubstituíveis, quando, na realidade, sempre haverá alguém com mais conhecimento, força ou habilidades do que nós. A humildade, por outro lado, nos mantém em constante aprendizado e evolução. Ao reconhecermos nossas limitações, abrimos espaço para crescer, aprender com os outros e nos tornarmos pessoas melhores. Na verdade, o que realmente importa não é ser o melhor, mas estar em um processo contínuo de aperfeiçoamento e contribuição para o bem comum. 
 
    A vaidade é um defeito sutil e perigoso porque nos faz criar uma ilusão sobre nós mesmos. Diferente de outros defeitos mais evidentes, ela age silenciosamente, alimentando um senso de superioridade que pode nos afastar da realidade e das pessoas ao nosso redor. Quem se deixa dominar pela vaidade corre o risco de acreditar que já sabe tudo, que é insubstituível ou que não precisa evoluir. No entanto, a vida sempre nos ensina que há mais a aprender, que há sempre alguém mais sábio, mais experiente, mais forte. 
 
    Por isso, a humildade é o verdadeiro caminho para o crescimento e a sabedoria. Afinal, de que vale se envaidecer de algo passageiro, se o verdadeiro valor está na essência e no caráter? 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário