Na correria do dia a dia, muitas vezes nos vemos dizendo "sim" sem pensar. Aceitamos compromissos, responsabilidades e até opiniões alheias sem refletir se realmente fazem sentido para nós. Mas será que tudo o que nos pedem ou oferecem merece nosso tempo e energia?
Agir por impulso pode nos levar ao cansaço, à frustração e até ao arrependimento. Por isso, antes de aceitar algo, pergunte-se: Isso contribui para o meu crescimento? Está alinhado com o que realmente importa para mim? Nem tudo o que bate à nossa porta merece ser recebido. Aprender a selecionar onde investimos nossa atenção é um ato de inteligência emocional e respeito próprio.
Dizer "não" para o que não agrega é abrir espaço para aquilo que realmente faz a diferença. Afinal, nosso tempo é precioso demais para ser desperdiçado com o que não nos leva adiante. Parar para avaliar se algo realmente merece nosso tempo e energia é um ato de autocuidado. Nem tudo que aparece no nosso caminho precisa ser aceito. Dizer "não" a algo sem importância é dizer "sim" ao que realmente importa.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário