terça-feira, 7 de janeiro de 2025

A importância da leitura - Dia do leitor(a)!

    A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento humano. Ela nos conecta a diferentes perspectivas, culturas e conhecimentos, expandindo nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Por meio dela, adquirimos informações, desenvolvemos o senso crítico e estimulamos a criatividade. 

    Além disso, a leitura nos ajuda a aprimorar a empatia, pois ao mergulhar em histórias e narrativas, somos levados a enxergar o mundo pelos olhos de outros. Também contribui para a comunicação, ampliando nosso vocabulário e capacidade de expressão. 

    Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de estímulos digitais, reservar tempo para a leitura é um ato de resistência e autocuidado. Ler é mais do que uma habilidade; é um caminho para o crescimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais informada e consciente. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Distanciamento

    A humanidade tem se distanciado de Deus e buscado respostas para seus dilemas em fontes rotas que não retém águas. O ser humano tem se distanciado de Deus e procurado refúgio em seus laboratórios, suas vãs filosofias e suas crenças inúteis que não podem ajudá-los. O mundo jaz no maligno e cada vez se afasta mais do seu Criador. Aliás, existe uma grande parcela da humanidade que já nem acredita que há um Criador. Teorias e ideologias são disseminadas na tentativa de afastar qualquer tipo de crença no Deus verdadeiro. 
 
    O vazio existencial que faz parte da vida de milhares de pessoas, não ocupa o espaço no coração daqueles que vivem a vida abundante. Deus preenche todos os espaços de alegria e paz espiritual. Não quer dizer que não tenhamos angústias e aflições. Quer dizer que Deus está conosco nesses momentos e nos ajuda a carregar os nossos fardos. Afinal, todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus e o salário do pecado é a morte. Por isso, só tem a verdadeira paz àqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. 
 
    O ser humano tem desperdiçado uma vida inteira em um busca sem sentidos. Uma grande parcela da humanidade anda por todos os lados, como baratas tontas, procurando algo que dê sentido a sua existência. Levam uma vida medíocre e não tem prazer em viver. Como nos livrar dessa sensação tão horrível? Só descobrimos isso quando nos atentamos para um fato irrefutável sobre a vida: só em Deus temos vida abundante.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 5 de janeiro de 2025

Do que você tem medo?

    Sempre pensei sobre o medo. E sempre tentei evitá-lo. Isso porque acredito que quando temos medo de alguma coisa isso fatalmente acontecerá. Lembro-me de quando ainda jovem fiquei impressionado com a história de Jó. 

    O patriarca bíblico afirma em suas angústias que o que ele temia lhe aconteceu. Quando li essa história eu acabei deixando-me acreditar que se não tivesse medo de nada poderia evitar muitas coisas. E é isso que sempre fiz. 

    Na verdade, não posso afirmar com certeza que isso tem alguma lógica, mas vivo meus dias com mais confiança e sempre penso nas coisas boas da vida nunca me esquecendo que o dia da minha morte chegará e que eu não poderei fazer nada contra isso. 

    Então, por que temer algo que eu não posso evitar? 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 4 de janeiro de 2025

Opressores e oprimidos

    "Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã". Levítico 19:13 

    Ladrões! Bando de ladrões! Estamos cercados de ladrões. Pessoas inescrupulosas que roubam o próximo. Sanguessugas de um mundo capitalista tiram proveito da ignorância alheia e roubam. Desviam dinheiro da educação. Tiram da boca das crianças. Usam de força e violência para saquear os bens alheios. Puxam o tapete. Colarinhos brancos. Ludibriam os incautos e negociam a fé de seu semelhante. Raça de víboras! 

    Ladrões! Oprimem o pobre. Desprezam as viúvas. Provocam a desigualdade social. Que mundo é esse que estamos vivendo? Roubam o direito e a dignidade do trabalhador. Corruptos! Gananciosos! Triste geração essa nossa. Só pensam em dinheiro. Lobos do próprio homem. Impostores que ocupam as melhores cadeiras. Tomam a propriedade alheia. Jogam as crianças no lixo. Maltratam os idosos roubando-lhes a esperança. E querem que eu me cale? 

    Olhe para você. O que tens feito? De qual lado você está? "E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também". Lucas 6:31 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

A coisa certa a fazer

    Deus se interessa pelo ser humano porque o seu amor não é egoísta. Ele conclama a todos as pessoas que venham aceitar a salvação por Ele oferecida. E essa salvação está estendida a todos os homens. Jesus pagou o alto preço para nos garantir à salvação eterna e não é desejo de Deus que alguém se perca. Mas, a salvação está condicionada a aceitação pelo pecador. Todo homem deve saber que é pecador e está condenado a perdição eterna a não ser que se arrependa e aceite a Jesus como salvador. 

    A coragem permite-nos descobrir todo o nosso potencial para as experiências da vida. Isso significa identificar, inclusive, as nossas limitações, para podermos desenvolver atividades que nos permitam superá-las. Não se pode abandonar um projeto de vida ou um sonho de longos anos só porque alguém o critica ou não acredita. Tenha coragem em acreditar no impossível e realize seus sonhos com coragem e determinação. 

    A coisa certa a fazer é vencermos o medo. É sair no campo de batalha confiante de que precisamos usar todas as nossas forças para vencermos na vida. Temos que conquistar a vitória. Muitos querem galgar os melhores lugares e alcançar o sucesso sem esforço. Isso não acontece. E, se em alguns casos imaginamos que isso está acontecendo, na maioria das vezes é um sucesso supérfluo e passageiro. Uma ilusão aos olhos dos incautos. A verdadeira felicidade está em olharmos com orgulho para as conquistas que tivemos com o esforça que fizemos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Levados a outro nível

    Não podemos ter dúvidas de que a fé na Palavra de Deus é a principal ferramenta espiritual para aqueles que servem a Deus com sinceridade. Quando acreditamos nas promessas de Deus e vivemos dentro da sua soberana vontade temos a certeza de que Deus fará muito mais do que o que sonhamos ou desejamos. A Palavra de Deus é uma ferramenta imprescindível para a vitória do cristão em qualquer circunstância. Através da confiança na Palavra de Deus somos levados a um outro nível da vida espiritual onde o Senhor é o nosso guia e protetor. 

    As aflições nos ensinam a lidar com as circunstâncias e a depender inteiramente de Deus, nosso auxílio e consolo. Precisamos aprender que o cristão passa por muitas aflições, mas o Senhor sempre irá nos ajudar a enfrentá-las. Ele está conosco, antes, durante e após as provações. O Senhor Jesus não nos desampara nunca. Eis uma grande verdade que devemos ter em mente. No mundo vamos ter aflições, mas o Senhor nunca irá nos abandonar. Ele é quem nos ajuda a vencer. Devemos confiar na sua soberana vontade. Entregue o seu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Resoluções de Ano Novo

    O que a vida pode nos reservar no limiar de uma nova jornada? O que desejamos para que tenhamos uma vida diferente e que possamos aproveitar melhor o nosso tempo? Tudo isso faz parte de uma reflexão que não pode simplesmente ser esquecida no dia seguinte. Devemos estabelecer metas de termos uma vida mais proveitosa e devemos nos empenhar para que isso seja uma realidade. 

    Ler bons livros é um desses caminhos que devemos trilhar. Os livros nos ajuda a pensar, abre-nos os horizontes e são fontes inesgotáveis de conhecimento. Dentre os diversos livros disponíveis, a Bíblia deve ser lida diariamente e meditada. Ela é a infalível Palavra de Deus e dá-nos o alento necessário para o conforto de nossos coração. Além do mais, ela é a diretriz que nos mostra o caminho certo. 

    Dentro das resoluções de ano novo não podemos deixar de estabelecer a meta crucial de remir o tempo. Se descuidarmos perdemos muito tempo com bobagens e, o tempo perdido, não podemos recuperar. Então, devemos criar os hábitos de saber lidar com o nosso tempo. Aproveitar cada minuto para realizações que valem a pena e que poderemos deixar de legado. Não sabemos o dia de amanhã, mas estamos vivos para que possamos fazer algo produtivo. Viver a vida que Deus nos concede. 

    Que o Senhor nosso Deus nos ajude a sermos dedicados e constantes em sua obra. É o desejo do meu coração e a minha oração ao Senhor. Que eu saiba contar os meus dias e que eu possa ter um coração sábio. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense