“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).
Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem os vícios que destroem o corpo, o templo do Espírito Santo.
IV. VIVENDO SEM DROGAS
1. A prevenção. O que devemos fazer para alertar as pessoas sobre o perigo do vício das drogas?
a) Mostrar os exemplos negativos. Precisamos mostrar aos jovens a situação e o sofrimento de quem já está enfrentando o problema, direta ou indiretamente (Pv 4.14-17; 5.22,23).
b) Ensinar os princípios da Palavra de Deus. Um jovem bem instruído nos caminhos do Senhor rejeitará o vício mais facilmente (Pv 3.1-8; 4.23-27).
c) Mostrar as advertências da Palavra de Deus. Em Provérbios 23.29-35 a Palavra nos adverte claramente sobre o perigo das bebidas alcoólicas. O texto fala do efeito da bebida que é comparado à picada de uma serpente que envenena sua vítima. Os efeitos do álcool, e das drogas de modo geral, são demoníacos e destruidores (Pv 23.29,33,34,35).
2. O tratamento.
a) Tratamento espiritual. Não há como livrar uma pessoa das drogas sem antes cuidar de sua vida espiritual.
b) Tratamento convencional. Em muitos casos, o viciado precisa ser levado para uma clínica especializada a fim de ser desintoxicado (Mt 9.12). Há muitas igrejas que mantêm centros de recuperação de viciados.
c) Cuidado constante. Às vezes, mesmo após deixar o vício, alguns, infelizmente, retornam a ele (Pv 26.11; 2Pe 2.22). Não são poucos os casos de “ex-viciados” que vêm para a igreja, se casam com moças crentes e até são aceitos no quadro de obreiros, mas, tempos depois, abandonam a família e a igreja para retornar às drogas. Alguns têm um fim trágico.
Para alertar as pessoas sobre o perigo do vício, é necessário: mostrar
os exemplos negativos, ensinar os princípios e as advertências da
Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem drogas ou qualquer tipo de vício que ofenda aos homens e a Deus (At 24.16). Caso você tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua família, o Todo-Poderoso pode libertá-lo agora mesmo! (Jo 8.32; 16.24; Sl 37.5).
Fonte: Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre de 2008.
Leia a Parte I aqui http://meutestemunhovivo.blogspot.com/2022/05/a-seducao-das-drogas-parte-i.html
Leia a Parte II aqui http://meutestemunhovivo.blogspot.com/2022/05/a-seducao-das-drogas-parte-ii.html
Leia a Parte III aqui http://meutestemunhovivo.blogspot.com/2022/05/a-seducao-das-drogas-parte-iii.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário