segunda-feira, 2 de maio de 2022

A sedução das drogas (Parte I)

    E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito(Ef 5.18)

    Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem os vícios que destroem o corpo, o templo do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Palavra Chave: 

Drogas: Medicamento ou substância entorpecente e alucinógena.

    Apesar do sentido pejorativo, o termo “drogas” vem do grego pharmakeia, e significa farmácia, ou drogaria. Na Bíblia, a palavra está sempre associada à feitiçaria ou às atividades demoníacas. Há nas Escrituras várias referências que condenam os vícios e seus funestos resultados (Pv 20.1; 21.7; 31.4; Is 5.22; 28.7; Ef 5.18). Deus condena terminantemente todo tipo de vício, inclusive as drogas.

I. PRINCÍPIOS BÍBLICOS CONTRA O USO DAS DROGAS

    1. Bebidas alcoólicas em geral. A Bíblia é categórica e irredutível: “Não vos embriagueis com vinho em que há contenda…” (Ef 5.18). Paulo, aqui, não se refere apenas ao efeito entorpecente do vinho, mas a embriaguez de modo geral provocada por qualquer tipo de bebida. Ele estava plenamente consciente de que o cristão jamais deve se embriagar. Trata-se de um princípio divino.

    2. A abrangência do princípio. Se Efésios 5.18 se refere a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, podemos depreender que o mesmo texto também condena o uso desnecessário e abusivo de outras substâncias nocivas ao organismo.

SINOPSE DO TÓPICO (I)

    Efésios 5.18 refere-se a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, estendendo-se também ao uso de qualquer substância nociva ao organismo. 

 

Fonte: Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre de 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário