"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
João 8:32
Ah! Essa tal liberdade. Ser livre, ter liberdade, com certeza o maior anseio da humanidade. Mas, o que, realmente, é liberdade? Liberdade é, de maneira geral, a condição daquele que é livre. É um conceito que assume grande variedade de sentidos entre os diversos autores que se ocuparam do tema, sendo difícil atribuir um significado consensual, mesmo em seus elementos fundamentais. O dicionário define a liberdade como: 1. grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. 2. POR EXTENSÃO conjunto dos direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei. Neste sentido, não é fácil definir o que é liberdade.
Existem pessoas presas que são livres e existem pessoas livres que são prisioneiras. Podemos definir, por exemplo, uma pessoa que é viciada em algum vício e que não tem forças necessárias para se libertar. Essa pessoa pode estar andando entre nós e, mesmo assim, sentir-se presa ao seu vício. Ela não pode dizer que tem liberdade. O título acima, na sua forma original do Latim, Ubi libertas ibi spiritus Dei, diz, literalmente, "onde reina a liberdade aí reina o espírito de Deus". Então, só podemos ter a verdadeira liberdade se tivermos Cristo em nossas vidas.
O Senhor Jesus Cristo diz: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." De outra forma o ser humano não pode dizer que é livre porque é preso pelo pecado. Sem Cristo somos os mais miseráveis dos seres humanos porque pensamos ter a liberdade quando, na verdade, somos prisioneiros e fazemos, não o que queremos, mais o que a nossa carne deseja. Ser livre não é poder ir no baile, tomar aquela cachaça, assistir aquele filme pornográfico, mentir para a esposa e vice-versa. Isso é apenas os desejos carnais. A carne luta contra o Espírito para que não faças o que quer. Se fazemos essas coisas somos escravos do pecado. Por outro lado, o Senhor Jesus nos dá a verdadeira liberdade porque fazemos a sua vontade. Somos livres para tomar essa decisão.
Em nossos dias se fala muito em liberdade. Há os defensores da liberdade, as constituições, os Direitos Humanos e outros meios que buscam dar respaldo as ações de pessoas, grupos e nações. Quando esses tratados não são cumpridos, há um clamor pelas injustiças causadas pela falta de liberdade das pessoas envolvidas. No entanto, a vida só tem sentido quando nos aproximamos de Deus e vivemos dentro de sua vontade. Essa liberdade da alma que encontra o Senhor é inexplicável. Não há como desfrutar a verdadeira liberdade longe de Deus. Porque não existe liberdade longe do Senhor. Portanto, conheça o Senhor Jesus, a verdade, e sereis livres. E, onde reina a liberdade aí reina o espírito de Deus.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário