"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." Romanos 8:1,2
Depois de uma explícita exposição sobre a luta entre a carne e o espírito, o Apóstolo Paulo conclui que, se estivermos em Cristo, verdadeiramente seremos livres. O que o Apóstolo deixa claro é que existe uma batalha ferrenha entre a carne e o espírito. A nossa natureza, por ser carnal, pende para a carne e nem precisamos fazer esforço para servi-lá. Por outro lado, se quisermos fazer as coisas do Espírito, então teremos que nos esforçar. Parece uma luta injusta e, se olharmos atentamente, veremos que é.
O que o Apóstolo nos adverte é que não podemos ceder aos desejos da carne; temos que lutar dia e noite contra o pecado que habita em nós e, por fim, devemos buscar o Espírito Santo porque só Ele nos liberta do poder do pecado. A verdade em tudo isso é que todos os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus é que são filhos de Deus. Outra verdade fundamental nesta exposição é que a vida sem a graça de Deus é derrota, miséria e escravidão do pecado. Então, como podemos ser livres desse grande mal que nos cerca de todos os lados? Buscando o arrependimento. Aceitando a Jesus Cristo como salvador e Senhor. Ele perdoa os nossos pecados e nos dá forças para vencer as batalhas contra os desejos carnais.
Isso demanda um compromisso com Deus para evitarmos tudo que pode nos atrair outra vez para o pecado, isto é, satisfazer os desejos carnais. O arrependimento, o perdão dos pecados e o batismo são condições prévias para o recebimento do dom do Espírito Santo. Isso nos dará forças em nossas lutas diárias. Se não houver arrependimento, não haverá mudança de vida e a pessoa continuará no pecado, consequentemente, na miséria do mundo e na escravidão do pecado.
E, fazendo uma breve análise, o que o mundo pode nos oferecer? A resposta é simples e assustadora ao mesmo tempo porque, bem sabemos que o mundo só pode nos oferecer dor, sofrimento, tristeza e, por fim, a morte sem Deus e sem esperança. O pecado é sútil e prazeroso, no entanto, é trágico as suas consequências. Por isso, devemos buscar o auxílio do Senhor para que sejamos vitoriosos.
Por outro lado, o que Jesus nos oferece? Vida e vida com abundância. Não é uma vida qualquer, é uma vida cheia de graça e bênçãos inesgotáveis. Paz no coração, alegria na alma, esperança e fé. Por último, o descanso eterno ao lado do Senhor. Vale a pena lutarmos dia e noite para estarmos ao lado do Senhor. Vale a pena crucificarmos a carne com os seus desejos triviais e passageiros. Que o Senhor possa nos ajudar a vencer. Portanto, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário