domingo, 3 de maio de 2020

Muita sabedoria é canseira


Muita sabedoria é canseira. Hoje compreendo essa afirmação feita pelo sábio Salomão a muito tempo. Mas entendo que é preciso analisar a questão com bastante cautela. Logicamente que cansa estar o tempo todo buscando saber o que acontece no mundo porque nunca saberemos na sua íntegra o que acontece. Por outro lado, não podemos nos deixar levar pela ociosidade intelectual e não saber como as coisas funcionam. E a busca pela sabedoria é complicado. Quanto mais sabemos das coisas mais descobrimos que não sabemos nada. É uma busca sem fim. Por isso, a angústia no coração daqueles que se colocam na caminhada das descobertas. 

O que pensamos ser novo com certeza já foi pensado em outras épocas. O importante, para não ficarmos loucos com isso, é entender que há duas formas de sabermos as coisas. A primeira é pela busca por nós mesmos sobre o funcionamento das coisas no mundo. A outra é acreditar na revelação de Deus aos nossos corações. E aqui eu falo por mim mesmo. Todas as vezes que busquei o conhecimento pelos meus esforços só encontrei canseira e fadiga no meu caminho. Quando permito ouvir o silêncio de Deus falando ao meu coração aprendo com esse silêncio e alcanço patamares por mim não esperado. Como diz Paulo, quando menino pensava como menino, mas agora devo pensar como adulto. 

O meu conselho é acreditar na revelação de Deus para o nosso crescimento em sabedoria. A sabedoria do mundo é passageira e fugaz. A sabedoria divina é eterna e superior. 

Mensagem: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário