sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Os medos do ser humano


Por Odair José da Silva 

Muito se tem produzido ao longo do tempo sobre os medos do ser humano. Existe até uma lista dos 10 maiores medos que assombra o ser humano desde a sua origem até os dias atuais, como por exemplo, medo de altura, medo de sangue, medo de cobras, etc. Alguns dizem que o ser humano só sobreviveu na sua luta pela existência por causa do medo. Quando observamos atentamente esse detalhe não podemos deixar de perceber que realmente o medo pode ter ajudado o ser humano a desenvolver o seu senso de cuidados e proteção. Mas, percebemos também que o medo é causador de muitos males que desafiam o ser humano. Existem diversos tipos de medo que perturbam o ser humano ao longo do tempo. Quero tecer uma análise sobre alguns desses medos e a solução que só pode ser encontrada em Deus.

Medo do insucesso. Uma das características do ser humano é lutar pelo seu sucesso. O mundo capitalista que o diga. O mercado exige pessoas que almejam o sucesso e que luta por ele o tempo todo. Mas, nem todo mundo pode chegar ao topo. E, pelo fato de aumentar a concorrência o medo do insucesso é um dos males do mundo moderno. Isso é uma característica do mundo. Não pode ser uma característica do crente que serve a Deus. A falta de fé em Deus faz com que o crente seja dominado pelo medo de fracassar. Precisamos confiar no Senhor. Precisamos depositar em seus braços a nossa confiança de que Ele é Deus e sabe o que é melhor para cada um de nós. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e Ele tudo fará. Eis o mandamento bíblico de que devemos tomar posse. O sucesso que buscamos, seja ele na vida profissional, acadêmica, ministerial ou pessoal só vai ser sucesso se estiver de acordo com a vontade de Deus. O sucesso sem Deus é fracasso!

Medo da morte. Com o aumento assustador da violência e insegurança do mundo moderno o medo da morte tem sido uma constante na vida das pessoas. Quase ninguém mais tem a confiança de sair de casa de manhã e saber que nada de mal irá acontecer. Acidentes, na maioria das vezes por imprudência, assaltos, crimes e outros males assolam as pessoas por onde anda. Uma bala perdida, uma briga de trânsito e mais uma vida que se foi para a eternidade. Há um pavor crescente na sociedade. Mas, o crente não pode temer a morte. E a razão de não temê-la está no fato de Jesus a ter vencido na cruz do Calvário. Ele venceu a morte e nos garante a vitória também. Apenas creiamos no seu poder. Corremos perigo nesta vida, mas temos o consolo de que, se acontecer algo com algum de nós, seremos recebido pelo Senhor no descanso eterno. Não devemos temer a morte. O verdadeiro crente não fica assombrado. Mas confia inteiramente nos propósitos de Deus.

Medo do futuro. Por mais que a ciência se multiplica e o ser humano consegue evoluir em muitos aspectos ainda não se pode saber o que acontecerá amanhã. E o futuro é um sonho para o ser humano. Crise política, econômica e moral perturbam e tiram o sono de muitas pessoas. Quais as previsões para o futuro do planeta? Algumas especulações são debatidas pelas grandes nações, mas não se pode saber com precisão o que acontecerá no futuro. E isso causa medo. No entanto, o cristão não deve temer o futuro e sim confiar em Deus. Pois Ele conhece o fim desde o início. O Senhor Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Ele nos garante um futuro glorioso. Por isso, o crente não deve temer o futuro. Jesus recomenda que não fiquemos ansiosos com o amanhã, mas que confiemos nEle. A Bíblia afirma que os projetos humanos são falíveis e, por esse motivo, devemos confiar mais em Deus e deixar que Ele nos ajude a caminhar. Devemos planejar o nosso futuro dentro da orientação de Deus e evitar a ansiedade. O medo deve curvar-se ante a fé genuína no Senhor. Eis o segredo para uma vida vitoriosa.

A Bíblia nos revela no Salmo 37.25 que o crente fiel jamais será desamparado pelo Senhor. Por isso devemos confiar na sua providência e caminhar nos seus propósitos, pois fazendo isso seremos vitoriosos em nossa jornada. Seguindo a orientação de Deus não temeremos o insucesso, nem a morte e muito menos o futuro porque sabemos que o melhor de Deus para as nossas vidas ainda está por vir. O Senhor cuida de nós como a menina de seus olhos. Ele está com suas mãos estendidas para nos proteger de todo mal. Louvado seja o nome do Senhor!

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Um comentário:

  1. Boa noite, Odair, quanta verdade em seu texto. Tem situações que nos leva a ter medo, mas nós servimos a um Deus que pode tudo e cuida dos seus. Parabéns!

    ResponderExcluir