segunda-feira, 28 de julho de 2014

A batalha não é dos fortes




Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles. Eclesiastes 9. 11-12.

Pensar a vida talvez seja a melhor coisa que podemos fazer em determinado momento da nossa jornada. E, ao pensar na vida, começamos a questionar o que acontece a nossa volta. Para onde caminha a humanidade e qual o meu destino no final da caminhada? São perguntas que não são fáceis de serem respondidas. Mas, não há outro meio do que pensar sobre tudo o que acontece a nossa volta.

O que está acontecendo no mundo neste momento é algo para pensar ou isso não me diz respeito? Atingir avião com mísseis e não assumir a culpa pela morte de centenas de inocentes é algo sem importância? Ou atacar meu vizinho com mísseis é justificado a luz de ideologias religiosas? Por que o ser humano age dessa maneira? Os questionamentos são muitos. Mas, onde está a resposta para essas dúvidas?

Salomão, o homem mais sábio (de acordo com a Bíblia) que já existiu nesse mundo faz uma série de indagações e afirma que o homem não sabe o seu tempo. Na verdade não sabe mesmo. Estudamos os grandes feitos da humanidade e os acontecimentos que mudaram a face do planeta e não atentamos para o nosso dia a dia e o que acontece a nossa volta. A violência aumenta todos os dias e as pessoas já não se importam mais com isso.

São de uma profundidade imensa as palavras de Salomão. Podemos considerar que não são os ligeiros que correm as corridas e nem os fortes que lutam nas batalhas. São os pequenos e fracos de nossa sociedade é que são envoltos nesses conflitos generalizados que ceifam milhares de vidas constantemente. Como os peixes que se enroscam nas redes e os passarinhos que caem nas armadilhas, os homens são surpreendidos pelo mau tempo, ou para ser mais exato, o tempo mau em que vivemos.

O que fazer em meio esse caos que assola a humanidade e parece não ter fim? Confiar no Senhor. Ele é a nossa salvação. Esse é o conselho que Davi nos deixa. Quando perseguido ele solicitou a ajuda de Deus e foi atendido. É o que devemos fazer também.

Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. Salmos 3. 4-8.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário