quinta-feira, 17 de agosto de 2023

As Misericórdias do Senhor

    "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca." Lamentações 3. 22-25 
 
    Desde as páginas iniciais das Escrituras Sagradas até sua conclusão, somos confrontados com a ideia de um Deus amoroso e misericordioso, que constantemente busca Seus filhos, apesar de seus erros e desvios. As misericórdias do Senhor não são apenas uma característica passageira ou um gesto ocasional; elas são uma faceta intrínseca da Sua natureza divina. 
 
    O livro de Lamentações expressa de maneira particularmente bela e poética esta verdade: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã" (Lamentações 3:22-23). Neste trecho, há uma dualidade poderosa: a constatação de que merecemos o julgamento, mas a misericórdia divina nos protege e nos sustenta. 
 
    Ao longo da Bíblia, vemos inúmeros exemplos dessa misericórdia. Desde Adão e Eva, passando por personagens como Abraão, Moisés, Davi, até o maior ato de misericórdia, a oferta de Jesus Cristo como sacrifício pelos nossos pecados. A cruz é, em sua essência, o testemunho supremo das misericórdias de Deus. 
 
    Mas, por que Deus é tão misericordioso? A resposta é simples, porém profunda: Ele nos ama. E este amor não é condicional, baseado em nossas ações ou merecimentos. Ele nos ama porque é o Seu caráter amar. 
 
    Devemos também lembrar que misericórdia não significa ausência de justiça. Deus é justamente misericordioso. A sua misericórdia nos chama ao arrependimento, à transformação e à reconciliação com Ele. Não é um passe livre para vivermos desregradamente, mas sim uma oportunidade de recomeço, uma segunda chance. 
 
    Como resposta à vastidão das misericórdias do Senhor, nos resta uma atitude: gratidão. Cada novo dia é um convite para reconhecermos essa misericórdia e vivermos sob ela, buscando refletir esse amor e compaixão em nossas vidas e nas vidas daqueles ao nosso redor. 
 
    Que a percepção das infindas misericórdias de Deus nos motive a viver de maneira digna do chamado que recebemos, espalhando a Sua graça por onde quer que passemos. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário