Gregor é um caixeiro-viajante que não gosta do seu trabalho e muito menos do seu chefe. No entanto, uma dívida da família o obriga a manter o trabalho e sustentar os pais e a irmã mais nova. Até que um dia ele acorda atrasado para pegar o trem e se vê transformado em um inseto gigante.
A sua primeira preocupação é estar atrasado para o trabalho e não conseguir sair da cama devido a sua nova forma. A luta para levantar é angustiante e se torna ainda pior quando o gerente da firma vai até a sua casa devido ao atraso.
Enquanto tenta acalmar o gerente e a sua família, procura levantar da cama e abrir a porta do quarto. Seu objetivo é convencer todos que sofreu um pequeno contratempo, mas já está pronto para ir trabalhar. Nesse meio-tempo a sua voz se transforma em ruídos.
Sem conseguir se comunicar com o protagonista, a família fica ainda mais preocupada e chama um médico e um marceneiro para destrancar o quarto. Gregor consegue abrir a porta e vai logo na direção do gerente, para dar uma explicação sobre o seu atraso, sem se importar com a sua estranha aparência.
A visão assusta a todos: o gerente foge devagar, sua mãe quase desmaia. O único que toma alguma atitude é seu pai que, sacudindo uma bengala, expulsa o inseto de volta para o quarto. A vida de Gregor passa a ser ali e sua irmã o alimenta, mantendo o quarto limpo por algum tempo.
No começo ele se distrai ouvindo as conversas da família, principalmente sobre sua situação financeira. Este é um tema que o preocupa muito, e ele só se acalma quando descobre que o pai ainda tem algumas economias, já que era o filho que os sustentava.
Com o tempo, o protagonista aprende a andar melhor com as suas novas "pernas finas" e começa a caminhar pelo quarto. Sua irmã percebe e resolve retirar os móveis do local, para que ele possa andar mais livremente. Ele não quer, porque retirar os móveis era acabar com o seu resto de humanidade.
Com poucos recursos financeiros, a família resolve alugar um dos quartos. Três inquilinos passam a morar na casa e "dominar" o ambiente doméstico. Um dia, a irmã está praticando violino e, atraído pela música, ele caminha para a sala de estar, onde os inquilinos o avistam.
É então que eles rompem o contrato de aluguel e ameaçam processar a família. A irmã, que até então tentava protegê-lo, passa também a atacá-lo e sugere que a família pense em se livrar dele. Logo depois, Gregor morre de inanição.
Por Carolina Marcello
Nenhum comentário:
Postar um comentário