Os índices da nota do ENEM me chamaram a atenção. O número de estudantes que tiraram a nota mil na redação caiu drasticamente em uma década. Isso é um sinal alarmante e indica que os nossos jovens não estão lendo. Os temas da redação estão ligados aos acontecimentos de nossa sociedade e, infelizmente vivemos uma sociedade onde os livros já não são valorizados.
Nas escolas quando falamos de obras clássicas da literatura é fácil constatar o olhar de estranheza em boa parte de nossos alunos como se falássemos de algo desconhecido. Nas nossas igrejas é fácil constatar a falta de leitura de boa parte de nossos irmãos. Lamentável que chegamos em um tempo em que as livrarias são fechadas e os adeptos das informações falsas na internet tenha crescido em tamanho alarmante. É mais fácil acreditar em mensagens recebidas nos aplicativos de mensagens ou visualizar um vídeo no YouTube do que ler um bom livro ou meditar na Bíblia.
Há um alerta que não podemos ignorar. É preciso praticar o hábito da leitura saudável. Precisamos tirar mais tempo de nossas vidas para ler e meditar na Palavra de Deus. Quando o Apóstolo Paulo exorta Timóteo ele deixa bem claro. Persiste em ler. Persistência diz respeito a dedicação, compromisso e regularidade. A sociedade brasileira precisa ler mais. Nossos jovens precisam ler mais e nossos irmãos precisam ler muito mais ainda. Não se deixe ser engolido pela ignorância de uma vida sem conhecimento. O grito de alerta é agora. É urgente!
Não poderia deixar essa advertência sem citar o nosso Mestre Jesus Cristo. Aos doze anos ele se apresentou diante dos doutores da Lei e os deixou de queixo caído com o seu conhecimento. Quando iniciou o seu ministério a primeira coisa que fez foi ler o Livro da Lei na Sinagoga. "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler."
Lucas 4:16. Não dá para viver uma vida sem leitura. Não dá para transmitir uma mensagem se você não ler. Então, persiste em ler.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário