Lição 1
"E como tivesse grande sede, clamou ao Senhor, e disse: Pela mão do teu servo tu deste esta grande salvação; morrerei eu pois agora de sede, e cairei na mão destes incircuncisos?
Então Deus fendeu uma cavidade que estava na queixada; e saiu dela água, e bebeu; e recobrou o seu espírito e reanimou-se; por isso chamou aquele lugar: A fonte do que clama, que está em Leí até ao dia de hoje." Juízes 15:18,19.
Todos os milagres são possíveis a Deus, para quem é tão fácil sair água de uma rocha como da queixada de um jumento. Por mais que você pense não haver uma saída, saiba que para Deus não existe o impossível.
Lição 2
"E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem."
Juízes 16:16,17.
Por um lado Sansão estava convencido de que não devia confiar na mulher, por outro não queria perder o seu amor, e assim, depois de ter combatido e resistido algum tempo, acabou por ceder à tentação e revelar o segrego, deixando-nos assim um terrível exemplo de quanto importa evitar com prontidão as más ocasiões.
Lição 3
"E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele julgou a Israel vinte anos."
Juízes 16:30,31.
Os últimos anos da vida de Sansão foram manchados com um péssimo proceder moral. Santo Ambrósio diz: "Sansão, destemido e forte, sufocou um leão, mas não pode sufocar o seu amor criminoso. Quebrou os laços de seus inimigos, mas não quebrou os laços de sua paixão. Lançou fogo às messes alheias, e ele próprio, inflamado com o pequeno fogo de uma mulher, perdeu a messe de sua força." Que isso nos sirva de lição e alerta para a nossa vida espiritual.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário