sábado, 24 de setembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXII

    1. Precisamos entender a forma de Deus trabalhar. Ele promete enviar um anjo para ir na frente da batalha. A terra é boa. Produz leite e mel. Tem abundância de coisas. Mas, é preciso trabalhar a terra. Quais as dificuldades a se enfrentar? Olha só, lá tem gigantes. Como enfrentá-los? Mas, veja o que Deus promete. Ele promete lançar os seus inimigos de diante de ti. E observe o detalhe: "não os lançarei fora de ti em um ano, para que a terra não se torne um deserto". Entendes o mistério? Deus faz com que seus inimigos trabalhe por você. No momento certo, Deus irá enviar "vespões" para expulsar esses inimigos e você vai tomar posse da bênção de Deus. Mas, tem uma recomendação séria. Não faça concerto com eles. Se o fizer isso será um tropeço e você perderá a garantia da proteção de Deus na sua vida. 

    2. Mais ignorância no mundo do que podemos imaginar. Esse é um fato assustador, mas real. Existe mais ignorância no mundo, e também na igreja, do que podemos imaginar. Muitos daqueles que julgamos poder nos levar diretamente a Cristo, o desconhecem. Alguns por negligência, outros por imprudência. Deixam-se levar pela ociosidade do mundo e não se aproximam do conhecimento a respeito do Filho de Deus. A ignorância é um mal que assola o mundo atual cego pelo deus deste século. A igreja não pode seguir esse mesmo caminho. Não podemos permanecer na escuridão. 

    3. Atormentados pelos medos secretos. Muitas vezes, os pecadores são atormentados pelos medos secretos que guardam dentro de si. Esse medo tira o sono e a confiança. Ao ser atormentados, eles se desesperam em busca de um alívio para a alma que não tem consolo. É triste viver sem Deus! A alma humana atormentada por seus medos secretos, se não se voltar a Deus, só pode ter um fim trágico que é a morte e a condenação eterna. 

    4. Não podemos ir para o inferno com eles. Observe que devemos continuar a servir a Cristo, mesmo se estivermos sozinhos; a despeito do que os outros façam, devemos servir ao Senhor. Se eles não forem para o céu conosco, não devemos ir para o inferno com eles. Devemos influenciar e não sermos influenciados. Seguir a Cristo demanda renúncia e convicção que nem todos estão dispostos a terem. Mas, precisamos ter ciência de que caminho trilhamos e seguir em frente mesmo que nos sintamos sozinhos. Afinal, o céu nos espera. 

    5. Não podemos esperar muito do ser humano, nem pouco de Deus. O ser humano não tem muito a nos oferecer. Seus recursos são limitados e falíveis. Com o ser humano está o braço de carne. Por isso, não podemos esperar muito do ser humano. No entanto, se confiarmos em Deus, não podemos esperar pouco dEle. Deus é Todo-Poderoso, onisciente, onipresente e onipotente. Com Ele está toda força que pode nos ajudar. Não podemos esperar nada do ser humano, mas podemos esperar tudo de Deus se nEle confiarmos de todo o nosso coração. 

    6. Olhe para as promessas de Deus reveladas na sua Palavra e diga com fé: São para mim! Aprenda a confiar e reivindique as bênçãos de Deus em sua vida. No entanto, para que essas promessas se cumpram, é necessário uma vida dedicada ao Senhor. Deus não pode e não vai derramar as suas promessas em pessoas descomprometidas com o seu Reino. Por mais que possamos desejar, a plenitude de Deus só vai estar com aqueles que se aproximam dEle com o coração confiante de que irá receber a graça de Deus por completo. 

    7. Não há limites do que podemos esperar do nosso Deus. Ele é infinito em bondade e misericórdia. Nós é que somos pequenos diante da grandeza de deus e, por isso, não sabemos pedir nada. Se descobrirmos os mistérios de Deus e nos achegarmos diante do trono da sua graça vamos ser cheios de sua presença e desfrutaremos de sua infinita magnificência. Se não há limites, por que, então, somos tão tímidos no que pedimos a Ele? Devemos abrir o nosso coração e confiar inteiramente no Senhor que criou os céus e a terra. É Deus quem cuida de nós e, por isso, podemos confiar inteiramente na sua bondade e misericórdia. Tudo nesta vida pode falhar, mas as bênçãos do Senhor nunca falharão. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário