segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XX

    1. As promessas de Deus asseguram-nos que Ele sempre cuida de nós em quaisquer circunstâncias. Ao mesmo tempo, precisamos compreender que essas promessas acham-se vinculadas a um pacto, no qual há cláusulas a serem observadas por nós. Deus faz a sua parte. Ele espera que façamos a nossa e que entendamos sua promessas à luz de sua soberania. 

    2. A mensagem da cruz de Cristo supera toda capacidade humana em palavra e sabedoria, em todos os tempos, lugares e assuntos. Nossa fé não está fundamentada na eloquência humana, mas no poder de Deus revelado através da Pessoa e Obra vicária de nosso Senhor Jesus. Devemos, pois, ter ampla, perene e profunda comunhão com o Espírito Santo, a fim de que possamos compreender o mistério de Deus. 

    3. O crente, como sal da terra e luz do mundo, deve demonstrar à sociedade pós-moderna, através de seu testemunho, a maravilhosa transformação efetuada por Cristo em sua vida. Cabe reiterar que tudo isso decorre da ausência de algo bastante simples, mas ao mesmo tempo absolutamente essencial na vida do ser humano: a sua fé em Deus e a certeza de que Ele é o seu bem maior, que o criou com propósitos claramente definidos, entre eles o de adorá-lO e servi-lO como Criador e Sustentador do Universo. 

    4. Devemos buscar ser cheios do Espírito Santo. O Espírito Santo implanta fé no coração, inspira ao arrependimento, convence o pecador e dá a certeza da salvação. Sua presença no coração do salvo, confere-lhe santificação e o conduz a uma íntima comunhão com Cristo. Ele também amplia o conhecimento dando vida à Palavra. Através de sua operação, o crente, cheio de fervor, realiza a obra de Deus contribuindo para a expansão do Reino. 

    5. Ao aceitarmos Jesus como nosso Salvador pessoal, passamos a ter em nós o Espírito Santo como selo de Deus em nossa vida. Mas devemos todos, ao mesmo tempo lembrar que temos a divina e venturosa promessa. Cabe a cada crente apropriar-se dela pela fé e receber a bênção. 

    6. Sempre que possível, devemos reservar um tempo certo, cedo de manhã, para que antes de ouvirmos qualquer outra voz, ouçamos a voz de Deus através da sua Palavra. A oração nos leva pelo novo e vivo caminho até o trono da graça onde recebemos ajuda em tempo oportuno, a fim de sermos vitoriosos. 

    7. O crente possui liberdade espiritual porque não mais pertence ao Diabo e agora o pecado não tem mais domínio sobre ele. Somos livres para servir a Deus e oferecer-lhe "sacrifícios espirituais", que são um coração sincero e contrito, e um andar em santidade e obediência. A desobediência e a vida impura tiram a liberdade do Espírito. Esta liberdade só pode ser conservada se a chama do nosso altar estiver acesa, ou seja, mediante a presença do Espírito Santo em nós. E para isso, é necessário meditação diária na Bíblia e oração em todo tempo. Quando damos liberdade para o Espírito Santo atuar em nossa vida, começamos a viver sob sua influência e não há mais espaço para o velho homem e seu comportamento. 

    8. A chamada de Deus desafia o ser humano para uma vida de fé e sem fronteiras. 

    9. Fé e obediência são dois elementos básicos para cumprirmos a vontade divina. A fé nas promessas de Deus estimula cada passo da nossa jornada espiritual quando andamos na vontade de Deus. Sempre que deixamos o caminho da fé em Deus e da direção divina, passamos a dirigir erradamente nossa vida e a sofrer as consequências desses pecados, seus erros e rebeldia. A direção divina é imprescindível em nossa vida. 

    10. A Palavra de Deus é que é a regra absoluta que define se um ato é cero ou errado. Ela tem aplicação universal. O dever de todo ser humano é temer a Deus e guardar seus mandamentos. A Palavra de Deus não muda de acordo com as circunstâncias, os meios ou os resultados. Deus vela pela sua Palavra para a cumprir. 

    11. Conhecer a Cristo através das Escrituras é indispensável para a nossa firmeza na fé, a constância no amor e a sempre viva esperança do que nos está reservado no céu. 

    12. Quantas vezes preocupamo-nos com o que iremos comer, beber e vestir. Algumas vezes, até esquecemo-nos de que servimos a um Deus Todo-Poderoso que criou os céus e a Terra. E não somente isto, mas também sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Se o Senhor cuida deste mundo tão complexo com plena eficácia, quanto mais ele fará com nossa vida. Confie na superioridade do seu Deus. 

    13. Deus revelou suas verdades eternas para que o ser humano, tendo acesso à verdadeira sabedoria em Cristo, não permaneça nas trevas. Somente através do ensino da Palavra de Deus, de modo claro e fiel, o ser humano pode entender, pelo Espírito Santo, as verdades sublimes do evangelho. A revelação não é para todos, mas para os que creem segundo as Escrituras. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário