terça-feira, 6 de setembro de 2016

Idolatria Contemporânea


Por Odair José da Silva

Aproxima-se o grande dia. Vai acontecer em nossa cidade um mega evento denominado ExpoGospel. Grandes nomes da música evangélica estará se apresentando em um palco e milhares de pessoas estarão “louvando a Deus”. Certo? Eis ai uma pergunta que incomoda. Estarão mesmo adorando a Deus ou exaltando o homem? Será que essa grande multidão que pagaram caro por um ingresso para ver essas figuras estariam dispostas a cultuar a Deus em um templo religioso ou passar duas horas de joelhos rogando pela salvação de almas perdidas?

É nesse contexto que indago-me se isso não é uma forma de idolatria. Digo isso porque, nas minhas aulas de História tenho ministrado sobre os antigos egípcios e sua adoração aos deuses antropozoomorfistas. E, ao pensar sobre isso me veio a indagação: O que é idolatria? E o que fazemos hoje não é uma forma de idolatria? Os pensadores do renascimento apresentaram ao mundo uma nova linha de pensamento quando mudaram o conceito de teocentrismo para o antropocentrismo. Tiraram Deus de cena e colocaram o homem no lugar. Com isso, passaram a enaltecer as qualidades humanas em detrimento da Criação de Deus. Por isso, em meu questionamento eu elabora apenas perguntas para que sejam respondidas por vocês mesmos. Mas, vale aqui um esclarecimento do meu ponto de vista sobre o assunto.

A idolatria ofende a Deus. 

Tudo que toma o lugar de Deus em nossa vida é idolatria. Só Deus merece adoração. O segundo mandamento proíbe a idolatria (Deuteronômio 5:8-10). Dentro dessa perspectiva como não adorar os ídolos? Na verdade, o que são os ídolos? Somos sabedores que ídolos não são somente imagens de esculturas ou objetos de adoração cultuados nas diferentes religiões. Ídolo é tudo aquilo que exerce uma grande influência em minha vida. O dicionário define idolatria nos seguintes termos:

Idolatria 
substantivo feminino
1. culto que se presta a ídolos. 
2. fig. amor excessivo, admiração exagerada.

Quando se fala em amor excessivo, admiração exagerada nos perguntamos se, por um acaso formos até o hotel onde esses cantores estarão hospedados não encontraremos lá uma grande massa de pessoas, na maioria mulheres, ovacionando-os? E ao lado do palco como estarão essas mesmas pessoas?

Hoje faz-se muita propaganda de cantores e pregadores. Parece-me que os cultos só serão avivados se neles estiverem esses ícones da música gospel e/ou os grandes pregadores. Não me julguem pelo meu texto. Eu só estou procurando entender onde foi que perdemos a verdadeira essência do Evangelho. O Evangelho que prega a Cruz de Cristo como única forma de salvação para o ser humano.

Alguém pode dizer: idolatria é o que acontece na Igreja Católica. E eu apresento-lhes o próprio catecismo para que extraiam suas conclusões. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "Idolatria não se refere apenas aos falsos cultos do paganismo. Idolatria também é quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, raça, prazer, antepassados, do Estado, dinheiro, etc. E a pergunta que insiste em permanecer é como entender essa idolatria que permeia os nossos templos e cultos?

Como já afirmei logo acima, os povos da Antiguidade possuíam objetos representativos de suas divindades, como um ponto focal de adoração. Em geral, o deus maior nessas crenças idolátricas era o sol. Egípcios, babilônios, assirios, incas, entre outros povos adoravam o Sol como divindade suprema. E o que vemos nos dias atuais? Nas Escolas Dominicais e nos cultos de ensino um grupo bem pequeno e seleto que os chamo de “remanescentes”, os 7 mil que não dobraram os joelhos a Baal. Por outro lado, quando se fala que vem um “famoso pregador e/ou cantor” o local enche. Sem falar que é necessário desembolsar uma quantia significativa de dinheiro para “curtir” esses eventos.

Como não quero me alongar nessa discussão termino o meu texto afirmando que a idolatria não é apenas adorar outros deuses ou imagens sem vida. Idolatria é colocar qualquer coisa acima de Deus em nossa vida. Podemos idolatrar uma pessoa, um emprego, um partido político, dinheiro. Para evitarmos a idolatria, devemos sempre pôr Deus em primeiro lugar, em tudo que fazemos.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário