quarta-feira, 11 de maio de 2016

Um coração renovado pela graça


Por Odair José da Silva 

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Romanos 12:2.

No auge das transformações causadas pela Revolução Industrial os pensadores da época começaram a sugerir novas alternativas para solucionar problemas que o êxodo rural, o crescimento acelerado das cidades e as consequências desses fatores precisavam. Até se pensou que as tecnologias pudessem favorecer a harmonia da humanidade, resolver os conflitos e acabar com a fome e a miséria humana. O Comunismo pregava transformações e a vivência em comunidade. No entanto, sabemos que nem um desses modelos vigorou. A ciência e a tecnologia, tão úteis ao homem, não são capazes de solucionar esses problemas porque o ser humano precisa de uma mudança de atitude. A questão fundamental da humanidade é a questão moral e, nesse contexto, nem a ciência e nem a tecnologia, por mais avançada que sejam, será capaz de resolver.

O imperativo da sociedade moderna é o consumismo, o egoismo e o humanismo que leva o ser humano aos grilhões da dependência e destruição. A fome aumenta no mundo e milhões de vidas são ceifadas todos os dias por causa dela. A tecnologia aumentou a desigualdade na distribuição de rendas e causa um abismo entre os mais ricos e os mais pobres. A mesma tecnologia que fabrica um remédio para curar as epidemias também ajuda na construção de bombas e armas biológicas. Os conflitos aumentam todos os dias e as nações estão mais belicosas uma com as outras. Espionagem, corrida armamentista, conquista do espaço, entre outras são motivos para a não preocupação com a miséria, fome e destruição pelo mundo afora. Porque isso acontece?

A Palavra de Deus é enfática a nos orientar a não nos conformarmos com esse mundo. As ideologias e vãs filosofias não são capazes de resolver essas questões porque o ser humano está preso ao capitalismo selvagem que perpassa todas as nações da terra. Violência, insegurança e miséria toma o cotidiano de milhares de pessoas todos os dias. As cidades estão abarrotadas de gentes que correm como loucos pelas ruas e estações. Ninguém mais tem tempo para olhar para o vizinho. Aliás, nem conhece o vizinho. Pessoas são espancadas e mortas nas ruas e violentadas nas suas próprias casas. Parece um cenário terrível. E, na verdade é. Mas, o que fazer?

Não nos conformarmos com esse mundo. Devemos buscar as misericórdias de Deus em nossas vidas. Sua proteção e segurança. Devemos ter a mente renovada pelo Espírito Santo de Deus para fazermos a sua vontade enquanto estivermos aqui. Levar a mensagem de esperança que há em Cristo Jesus. Só Jesus é a solução para a humanidade. Desde a ascensão do antropocentrismo o homem acredita que é o centro do universo e que pode, ele mesmo resolver os seus problemas. No entanto, podemos notar claramente que a humanidade caminha a passos largos para a perdição. O ser humano nesses pouco mais de 200 anos já destruiu o planeta mais do que o resto da humanidade que por aqui passaram antes dele.

Uma mente renovada pela Palavra de Deus pode transformar vidas. Nunca se desejou tanto a paz. O espírito humano está em desespero. O índice de suicídio é alarmante. As estatísticas sobre as mortes de jovens é altíssima e a maioria por causa de drogas e álcool. Não podemos deixar que os prazeres desse mundo corrompa nossas mentes. É urgente a necessidade de uma transformação pela Palavra de Deus. Só Jesus é a solução para nossas vidas. Ninguém é capaz de provar o contrário.

A vontade de Deus para as nossas vidas é boa, é agradável e é perfeita. Eis um trinômio fundamental. Se é boa é porque Deus deseja coisas boas em nossas vidas. Nunca foi interesse de Deus ver o ser humano sofrendo doenças terríveis como a AIDS, nem morrendo as centenas pela fome como na África e em outros pontos do globo. O ser humano é o responsável por essas mazelas. Mas, a vontade de Deus é que tenhamos a mente renovada. Não conformar com o mundo tem a conotação de não aceitarmos as ideologias pregadas e disseminadas pela mídia e outros meios de massificação das pessoas. As mentes são cauterizadas e permanecem presas a essas ideologias que não conseguem apresentar uma solução. Dizem que não existe Deus, mas não podem suprir a falta que o ser humano tem de Deus.

Que possamos nos aproximar de Deus e vivermos na dependência dAquele que conhece nossas vidas e as nossas ansiedades. Que possamos deixar o Espírito Santo transformar nossas vidas a ponto de descobrirmos a vontade de Deus. Muitos ainda não experimentaram a vontade de Deus porque não deixaram Ele transformar suas vidas. Que Deus em Cristo nos ajude a tomar essa decisão. Que possamos ter um coração renovado pela graça de Jesus Cristo. Que sejamos luz em um mundo de trevas. Como disse John Wesley, um coração transformado pode mudar o mundo. E o mundo nunca precisou tanto de uma mudança radical.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário