segunda-feira, 2 de março de 2015

Ignorância e Infidelidade às Escrituras - Parte I




Por Odair José da Silva 

Nos dias atuais é patente aos nossos olhos e ouvidos a ignorância e infidelidade às Escrituras. Há um amontoado de “mensageiros” e “pregadores” expondo interpretações e subjetividades teológicas passíveis de desconstrução. Na verdade, muitos desconhecem a Palavra de Deus que nos orienta a sermos cautelosos com o que vamos falar. Muitos se dizem mestres e não tem a capacidade ou o cuidado de analisar as Escrituras na sua essência e profundidade que a mesma necessita. Fazem interpretações de acordo com seus próprios interesses e, dessa forma, acabam distorcendo os ensinamentos bíblicos. Consequentemente induzindo as pessoas ao erro.

A Bíblia nos alerta em Eclesiastes 5. 1-3. “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras. Porque da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo, da multidão das palavras”. (Grifos meus).

Devemos estar sempre prontos a ouvir o que Deus tem para nos dizer, mas devemos tomar cuidado para não impormos a Deus aquilo que pensamos e queremos. A vontade de Deus deve prevalecer nas nossas vidas.

E ainda em Tiago 3.1,2. “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo”.

A arte de ensinar sempre foi muito importante, desde a antiguidade, mas devemos tomar muito cuidado com o que ensinamos porque, com certeza influenciamos muitas pessoas. Se essa influência for distorções da Palavra de Deus como vemos muito nos dias atuais, com certeza Deus irá cobrar de nós tudo isso. Por isso, a recomendação de Tiago é categórica: não queira ser mestre se não for para ensinar as coisas corretas da Palavra de Deus.

Há uma séria advertência àqueles que fazem a obra de Deus de forma relaxada. A pessoa para falar a Palavra de Deus tem que, no mínimo, ter estudado e meditado nesta palavra. Alguns até dizem que “na hora o Espírito Santo faz lembrar”. Lembrar o que? O que estudou. Alguns acham que podem dar uma explicação lógica apenas abrindo a Bíblia e lendo o primeiro versículo que encontra. Na verdade, isso não passa de pouco caso com a Palavra de Deus. Os grandes mestres passaram suas vidas meditando e buscando o auxílio do Senhor para que pudessem transmitir ao povo a mensagem de Deus.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário