segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Lutar e vencer



Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Rui Barbosa.

Estamos em uma caminhada desde o dia em que chegamos a este mundo. Não adianta querermos nos esconder porque a luta sempre vai estar diante de nós. A maior dificuldade que encontramos em tudo isso é vencer o medo. Temos medo do que pode acontecer se tomarmos a decisão errada. Temos medo do que os outros vão dizer ou pensar, enfim, quase tudo nos coloca medo no coração.

A coisa certa a fazer é vencermos o medo. É sair no campo de batalha confiante de que precisamos usar todas as nossas forças para vencermos na vida. Temos que conquistar a vitória. Muitos querem galgar os melhores lugares e alcançar o sucesso sem esforço. Isso não acontece. E, se em alguns casos imaginamos que isso está acontecendo, na maioria das vezes é um sucesso supérfluo e passageiro. Uma ilusão aos olhos dos incautos. A verdadeira felicidade está em olharmos com orgulho para as conquistas que tivemos com o esforça que fizemos.

A vida nos oferece oportunidades. Mas, na grande maioria das vezes essas oportunidades vêm em forma de escolhas que temos que fazer. É preciso abrir mão de alguma coisa que temos para alcançar outra. E, quando isso acontece é que vem o medo de arriscar. Às vezes nos acomodamos com as coisas que temos e não arriscamos coisas novas e isso pode ser prejudicial a nossa vida. As escolhas, no entanto, devem ser centradas dentro da lei da semeadura. Sabemos que tudo que plantarmos vamos colher. Então, as nossas decisões devem ser feitas com sabedoria.

Mas, é preciso que haja uma escolha. Devemos vencer o medo da mudança. Da desconfiança alheia, do comodismo e da falta de confiança em nosso potencial. Devemos olhar para os exemplos de pessoas que venceram. De pessoas que não tiveram medo de arriscar uma coisa melhor. A vida passa muito rápida e o tempo é fugaz. Tudo depende de nossas escolhas e elas devem ser pautadas com a confiança de que vamos vencer. Pensar positivo e tomar as decisões certas são a chave do sucesso na vida. Lutar e vencer.

Só não podemos estagnar na vida. Deixar a vida nos levar não é uma boa decisão. O certo é procurar o caminho certo e vencer os obstáculos que aparecem em nossa jornada. No final podemos refletir sobre as palavras do sábio escritor acima citado. “Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”.

E como vencer o medo e tomar as decisões certas se somos limitados em nosso conhecimento de mundo? Confiar em Deus é a melhor escolha. O salmista demonstra isso e nos diz: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará!”. Eis o segredo da uma vida vitoriosa.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário