sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

No deserto da vida

    Não podemos deixar que a nossa fé nos falte, pois senão corremos o sério risco de nos tornarmos cadáveres espirituais e sucumbirmos no deserto da vida. Deus precisa de pessoas corajosas que creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Quando nos falta fé e já não cremos no milagre, a tendência natural é começarmos a murmurar e queixar da situação. Isso não é agradável a Deus e nem poderia ser, pois uma das piores coisas do mundo é conviver com uma pessoa queixosa e murmuradora.  
 
    Olhe bem para dentro de si mesmo e veja qual caminho está trilhando. O Senhor nosso Deus está de braços abertos para perdoar os seus pecados se, arrependido e contrito, vier a Ele. Aceite-o neste momento e não permaneça no caminho dos pecadores.  
 
    Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. Quando a Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento ela se refere a dois tipos de crescimento. Crescer na graça está relacionado a busca pela misericórdia de Deus através da oração e súplica. Afinal, é de Deus que alcançamos essa graça. Crescer no conhecimento está relacionado aos estudos e compreensão dos acontecimentos a nossa volta.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

A importância do Estudo da História

    O estudo da História é essencial para a compreensão da humanidade. Ele nos permite entender de onde viemos, como sociedades se formaram e evoluíram, e quais eventos moldaram o mundo em que vivemos. Mais do que uma simples linha do tempo de acontecimentos, a História nos ajuda a interpretar padrões, identificar erros e aprender com o passado para construir um futuro mais consciente e justo. 
 
    Conhecer a História nos dá perspectiva. Muitas questões que enfrentamos hoje, como desigualdade social, conflitos políticos e avanços tecnológicos, possuem raízes em processos históricos. Ao compreender essas origens, somos capazes de tomar decisões mais informadas e evitar os mesmos erros do passado. 
 
    Além disso, a História promove a empatia. Ao estudarmos diferentes culturas, períodos e civilizações, ampliamos nossa visão de mundo e desenvolvemos um respeito maior pela diversidade. Também nos ajuda a valorizar conquistas, lutas e sacrifícios que moldaram direitos e liberdades dos quais usufruímos hoje. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Influenciar a sociedade

    Os passos de uma pessoa boa são guiados pelo Senhor; e sua retidão será retribuída com bênçãos e prosperidade. Se queremos ter uma vida nos moldes da Palavra de Deus é necessário desenvolvermos um caráter de retidão a Deus. Precisamos sermos virtuosos, piedosos e bons. Só vamos conseguir praticar essas virtudes se entregarmos, de fato, a nossa vida ao Senhor e deixá-Lo mudar a nossa natureza para sermos usados em sua obra. Coloquemo-nos, pois, diante de Deus para que nos transforme e nos molde segundo sua santa vontade.    
 
    Todo cristão deve influenciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor. Veja bem que eu disse influenciar e não ser influenciado. A sociedade onde estamos inseridos precisa ver em nós a luz de Cristo e a graça do Senhor para salvação de todos. Nossa maior responsabilidade é mostrar à humanidade a integridade e beleza do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é o nosso dever e não podemos fugir dessa grande responsabilidade!    
 
    As adversidades não podem esmorecer a fé de um cristão corajoso e completamente submisso ao Senhor. Quando nos depararmos diante de indecisões acerca do caminho a trilhar devemos refletir sobre as nossas escolhas. O melhor sempre será tomarmos o caminho da confiança incondicional em Deus. Através de uma fé inabalável no Senhor a nossa jornada torna-se determinada e transformadora.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

A volta por cima

    A dificuldade é parte inevitável da jornada, mas também é o que nos molda e fortalece. Quando transformamos os desafios em combustível para seguir em frente, descobrimos o verdadeiro poder da resiliência. A cada obstáculo superado, crescemos, aprendemos e nos aproximamos da melhor versão de nós mesmos. A volta por cima é mais do que um destino; é o resultado de nossa persistência, da coragem de continuar mesmo quando tudo parece estar contra nós. Isso nos lembra que, enquanto mantivermos o foco e a determinação, o próximo capítulo sempre pode trazer algo melhor. O segredo está em nunca desistir. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Para um novo começo

    Para um novo começo, peça a Deus um novo coração. Ao criar os seres humanos, Deus não fez robôs. Deus nos fez à sua imagem. Isso significa que podemos pensar, raciocinar e tomar decisões. Somos capazes de escolher entre o certo e o errado. Mesmo tendo adquirido o hábito de desobedecer a Deus, podemos decidir redirecionar a nossa vida. O segredo é conhecer Jesus. Se você conhece Jesus, não é escravo do pecado. Podemos escolher e mudar e, com a ajuda de Deus, esta revolução pessoal pode começar hoje mesmo.  
 
    O rio de Deus está sempre cheio e as bênçãos do Senhor sempre virá sobre os que o buscam com fé. O grande detalhe aqui é que a graça de Deus é abundante e infinita. Nós é que, muitas vezes, vamos pouco a presença de Deus e, por isso, recebemos tão pouco. Se vamos até um rio com um copo pequeno só teremos a água que cabe no copo. No entanto, se formos com um tambor de duzentos litros pegaremos muito mais. Assim é a graça de Deus. Quanto mais buscamos do Senhor, muito mais receberemos dEle.  
 
    Cada pequeno passo de fé é um passo gigante de crescimento. Quem sabe você fica desanimado com sua aparente falta de crescimento espiritual e não percebe porque isso acontece. Já parou para pensar sobre o que você faz da sua vida? Talvez você costume perder a calma ou gostar de uma fofoca ou mentira que não consegue deixar de repassar. Quem sabe tem o hábito de se levantar tarde e gastar horas e horas com coisas supérfluas. Se fizer assim, nunca terá um crescimento espiritual. Muito pelo contrário. Agindo assim você está fadado ao fracasso. O segredo é buscar o Senhor continuamente. Levantar cedo para orar e meditar na sua Palavra. Praticar o hábito de estar mais perto do Senhor todos os dias e evitar desperdiçar o tempo com coisas banais da vida.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Deus está sempre falando aos nossos corações!

    "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:11  
 
    Há uma mensagem no ar. Como as trombetas de um castelo anunciando a chegada de um rei ou nos campos de batalha anunciando a chegada do exército inimigo, há uma grande voz ecoando pelo mundo através da eternidade. A Palavra de Deus. Sim. Deus está sempre falando aos nossos corações. Sua voz ecoa pelos vales profundos onde estão pessoas isoladas e abandonadas pela sociedade. Deus fala a essas pessoas. Sua voz está ecoando nos palácios e edifícios da elite em meio aos acordos e corrupções que tiram o sustento dos pobres. A voz de Deus fala aos corações para que se arrependam e deixem de praticar essas maldades. Sua voz ecoa pelo mundo todo.  
 
    Ele fala através da natureza, dos acontecimentos e do simples nascer de uma criança ou da beleza das flores. Então, por que não ouvimos a sua voz? Isso acontece porque estamos com os ouvidos tapados e não queremos ouvir a voz de Deus. Cada um quer fazer o que bem lhe apraz e não dão ouvidos ao que o Senhor está dizendo. Mas, Deus não ficará em silêncio. Ele continuará falando. Anunciará a sua salvação e a oportunidade que Ele dá a todo o ser humano. Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ele deseja é que todas as pessoas venham ao conhecimento da verdade e que aceite a salvação em Jesus Cristo.  
 
    A Palavra de Deus ecoa pelo mundo afora. Sua mensagem é atual. Ele está tocando a trombeta em Sião e anunciando o tempo oportuno de arrependimento. Ouça a voz de Deus. Não seja um tolo para ignorar os avisos da sua Palavra. Um dia haveremos de prestar contas diante do Todo Poderoso e você não poderá alegar que não ouviu a voz do Senhor. Ele está falando agora ao seu coração. Arrependa-te dos teus pecados e volte-se para Deus. "Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus." Atos 4:29,30.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 26 de janeiro de 2025

E o mundo passa...

    "E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre". 1. João 2: 17. 

    Ao atentarmo-nos para essas palavras é possível entendermos o que João queria dizer. O mundo passa numa rapidez tão grande que não notamos mais o tempo passar. Vivemos a era da velocidade e o tempo voa. Como estamos falando do Novo Testamento a palavra “mundo” tem três importante significado no original grego: o mundo habitado; eternidade e o cosmos. Nesse sentido quero me deter no primeiro, isto é, no mundo habitado. 

    Impérios cresceram desde o mundo antigo e se desenvolveram ao longo dos tempos e, com o tempo caíram. Na antiguidade o Império Egípcio, o Império Babilônico, o Império Romano, só para citar alguns. Todos esses impérios tiveram o seu apogeu e grandeza, mas ruíram e alguns deles só restam ruínas. Homens se elevaram as maiores altura e caíram. Queóps, Quefrén e Miquerinos, faraós do Egito Antigo quiseram deixar seus nomes nos anais da História construindo as enormes pirâmides na esperança da imortalidade da alma. Foram sepultados nelas. Alexandre, o Grande nomeou as cidades com o seu nome para que a humanidade lembrasse de seus feitos e conquistas. Está sepultado. Júlio César, Henrique VIII, Napoleão Bonaparte, Hitler e tantos outros tentaram construir seus nomes além do limite humano. Todos passaram. 

    O mundo passa e a sua concupiscência. O ser humano busca alternativas desesperadas para suprir uma necessidade básica da vida que é a esperança em Deus. Não querem depender do Criador. A criatura acha que pode e deve viver sem o seu Criador. É isso que prega o humanismo e a ideia do homem como centro do universo. Alguns até ousam afirmar que Deus é uma ideia ultrapassada. Mas, esses teóricos se esquecem de uma coisa. O mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 

    Mesmo que as principais tendências do mundo moderno seja o total esquecimento de Deus. Em alguns casos a própria ideia de se acreditar em Deus acaba sendo ridicularizada pelos ditos sábios modernos, é preciso nos atentarmos para as verdades bíblicas. Tudo isso vai passar. Esse mundo tal qual o conhecemos deixará de existir. 

    As verdades básicas do evangelho de Jesus é que Ele veio para salvar a humanidade. Seu ministério foi caraterizado pela mensagem de salvação. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido, isto é, a criação que se perdera no pecado. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Jesus, o único capaz de realizar a obra vicária necessária para a salvação da humanidade. 

    Ao transmitir a mensagem de salvação Jesus afirmou que haveria os sinais do fim dos tempos e que voltaria para buscar os seus. Essa mensagem da volta de Jesus é, nos dias atuais, criticada pelos principais sábios e suas teorias. Tentam de toda forma distorcer a mensagem e afirmam que tudo não passa de ideologias e teorias sem fundamentos. No entanto, esquecem os mesmos de que isso já é um sinal dos fins dos tempos. A Bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria. 

    O importante é estarmos cientes de que o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, que não seria fácil vivermos aqui, que a incredulidade e o mundo controlado pelo maligno seriam os desafios a vencermos no nome dEle, mais que o que perseverasse até o fim seria salvo. 

    Meu amigo que estás a ler esta mensagem. Quem sabe você ainda não ouviu falar de Jesus Cristo e da sua salvação. Aceite-O e sua vida vai ser transformada. Ele te dará uma vida nova e a salvação te conduzirá até as mansões celestiais. Jesus voltará em breve e levará os salvos que O espera ansiosamente. Aqueles que, apesar das investidas mundanas, se mantêm firmes na Palavra do Senhor, permanecerá para sempre. Que Deus em Cristo abençoe nos abençoe! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 25 de janeiro de 2025

O perigo do materialismo

    Vivemos em uma era em que a busca pelo conforto e pela conveniência se tornou quase um mantra. A tecnologia avança para tornar tudo mais rápido, acessível e eficiente. O materialismo nos oferece uma ilusão de plenitude: o carro mais novo, o celular mais avançado, a roupa da marca mais desejada. No entanto, é nesse mar de facilidades que corremos o risco de adormecer, anestesiados pelo supérfluo e desconectados do que realmente importa. 

    O problema não está em usufruir dos avanços e dos confortos que a vida moderna oferece. O risco está em permitir que eles se tornem nossa única meta, nosso único motivo de felicidade. Quando nosso foco se desloca para o ter em vez do ser, começamos a perder o contato com aquilo que dá sentido à vida: as conexões humanas, o aprendizado, a espiritualidade, os momentos simples e verdadeiros. 

    O materialismo pode criar uma sensação de segurança que é, na verdade, superficial e temporária. Quando nos agarramos a coisas para preencher nossos vazios, esquecemos que a verdadeira satisfação não se encontra em algo que podemos comprar ou acumular, mas em experiências, relacionamentos e no crescimento interior. 

    Adormecer na comodidade é também ignorar os desafios que o mundo nos apresenta. É viver em uma bolha de conforto enquanto muitos ao nosso redor enfrentam dificuldades. É fechar os olhos para a necessidade de evolução pessoal, de responsabilidade social e de empatia. 

    Por isso, é fundamental encontrar um equilíbrio. Usufruir das conveniências que temos à disposição, mas sem permitir que elas nos transformem em pessoas apáticas ou alienadas. Desafie-se a sair da zona de conforto, a enxergar além do consumo e a buscar aquilo que enriquece a alma. Afinal, as coisas materiais podem até facilitar nossa jornada, mas são os valores, os aprendizados e as relações que realmente a tornam significativa. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Onde está a justiça no mundo?

    "E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6.8 

    Por que alguns possuem muito e muitos possuem tão pouco? Com certeza, essa pergunta já foi feita milhares de vezes. As pessoas exigem justiça quando se inteiram de que uma ditadura cruel oprime as massas pobres. A justiça, no entanto, parece estar ausente quando se contempla um bebê no berço do hospital, seu corpinho convulsionado passando pelo processo de rejeitar o hábito da droga adquirido enquanto estava no ventre da mãe viciada ou uma criança abandonada a própria sorte. Ao ver essas injustiças, alguns rejeitam a realidade do governo de Deus no mundo. Mesmo assim, é possível para o cristão ver a justiça. 

    Deus rejeita a hipocrisia. Algumas pessoas são peritas em ostentar religiosidade. Sabem exatamente o que devem dizer e quando dizê-lo. Sabem quais palavras e ações impressionam os outros e as fazem parecer "santas". No entanto, até que ponto Deus se impressiona com essas demonstrações? O próprio Senhor nos responde: "De que me serve a mim a multidão dos vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes." (Isaías 1.11). Insatisfeito com tanta hipocrisia o Senhor desabafa dizendo que "está cansado de receber essas falsas oferendas". O que Ele exige é arrependimento: "Lavai-vos, e purificai-vos. Tirai a maldade dos vossos atos de diante dos meus olhos! Cessai de fazer o mal!" (Isaías 1. 16). 

    Deus exige justiça. Quando alguém pede desculpas não quer dizer que aquela pessoa se arrependeu de fato. Deus, em sua infinita sabedoria sabe que muitos professam um falso arrependimento para ficar bem diante dos outros. No entanto, o que o Senhor exige de nós é um genuíno arrependimento e um retorno aos princípios da sua Palavra. Deus exige justiça. Não podemos amar apenas da boca para fora. Nosso amor não deve ser em palavras, mas em ações que transforme a sociedade. É preciso "aprender a fazer o bem". 

    Deus oferece perdão. Deus é um Deus de justiça absoluta e misericórdia abundante. Sua misericórdia não tem fim e é a causa de não sermos consumidos. "Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?" (Miquéias 6.8). Ao examinarmos a misericórdia de Deus, a pergunta que nos vem à mente é: "Se Deus está tão disposto a perdoar o pecado, por que as pessoas continuam a pecar?" A resposta é que Deus deu a cada um livre arbítrio para aceitar ou rejeitar a misericórdia e, infelizmente, muitos tem rejeitado essa graça e permanecido na prática da iniquidade. 

    Por mais que tentemos, nunca poderemos impressionar a Deus com nossas "obras". É triste, mas muitos pensam que se uma pessoa consegue acumular suficientes boas obras, estas compensarão as más obras cometidas. Entretanto, o que interessa a Deus é o serviço sincero inspirado no coração. Deus quer justiça verdadeira e um coração humilde. Devemos pedir perdão se em nossa vida existir um pouquinho que seja de hipocrisia. Deus nos perdoará e nos restaurará porque nos ama muito. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

A tribulação é um treinamento

    A tribulação é um treinamento através do qual Deus aperfeiçoa o caráter do cristão, fortalecendo sua fé. O perfeito relacionamento do ser humano com Deus está fundamentado na fé. Passar por grandes tribulações nos capacita a dependermos mais de Deus e menos de nós mesmos. Bem-aventurados aqueles que confiam no Senhor. Por outro lado, maldito é aquele que confia no homem. Portanto, não se aflija se estiver passando por duras provações. Saiba que Deus está com você e o ajudará a vencer. Cada tribulação que passamos somos moldados dentro do caráter de Cristo. 

    Em seu relacionamento doméstico e social, o cristão tem oportunidade de demonstrar seu caráter, amor, maturidade espiritual e emocional. Não podemos nos esquecer desse grande detalhe: somos cidadãos e devemos resplandecer a luz de Cristo em meio a sociedade na qual estamos inseridos. Em nossa casa devemos praticar as virtudes da paciência, amor e companheirismo. Na sociedade a compreensão, o respeito e a compaixão. Fazendo isso estaremos levando o nome de Cristo e mostrando que somos diferentes neste mundo. 

    A nossa nova vida com Cristo exige cuidado, vigilância, oração e disciplina interior. Estávamos mortos em pecados, destituídos da glória de Deus, alienados do Pai e condenados a perdição eterna. No entanto, aceitamos o sacrifício de Cristo na cruz e fomos salvos. Dessa forma, a nossa nova vida em Cristo deve ser uma vida de renúncia ao pecado e dedicação a Deus. Devemos crucificar diariamente a nossa carne e os desejos que podem nos distanciar de Deus. Para isso é necessário uma vida dedicada ao Senhor e uma constante disciplina interior com oração e muito estudo da Palavra. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

O trágico fim de Herodes

    A história do trágico fim de Herodes, (leia o episódio relatado em Atos 12:20-23), oferece uma poderosa lição sobre os perigos da soberba e da busca pela glória humana em detrimento da humildade diante de Deus. Herodes Agripa I, ao ser exaltado pelo povo que o aclamava como um deus e não como um homem, aceitou tal honra sem dar glória a Deus. Como consequência, foi ferido por um anjo do Senhor e morreu de forma horrível. 
 
    Essa narrativa nos convida a refletir sobre a natureza destrutiva da soberba. Herodes, ao se colocar como igual a Deus, ignorou uma verdade fundamental: todo poder e glória pertencem unicamente ao Criador. Sua atitude de aceitar o louvor divino sem reconhecê-lo como uma dádiva de Deus revelou um coração cheio de arrogância e autossuficiência. 
 
    O episódio serve como um alerta para todos que, em algum momento, podem ser seduzidos pelo poder, pela fama ou pela adulação dos outros. Quando nos esquecemos de nossa posição como criaturas diante do Criador e permitimos que o orgulho tome conta de nossos corações, nos colocamos em um caminho perigoso que pode levar à queda. 
 
    Por outro lado, a história de Herodes também aponta para a importância da humildade e do reconhecimento de que tudo o que somos e temos provém de Deus. A humildade não é apenas uma virtude moral; é uma forma de nos alinharmos com a verdade de nossa dependência divina. 
 
    Portanto, a morte de Herodes não é apenas um julgamento sobre sua soberba, mas também um convite a todos nós para refletirmos sobre como vivemos. Estamos buscando honrar a Deus com as nossas conquistas ou tentando receber a glória para nós mesmos? 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Nabucodonosor

    A arrogância, frequentemente, é o prenúncio da queda. A história humana está repleta de exemplos de indivíduos que, cegos pelo poder, pela vaidade e pela soberba, enfrentaram um destino trágico como consequência de sua postura. 
 
    Nabucodonosor, rei da Babilônia, é conhecido por suas conquistas e pelo esplendor de seu império. Ele se vangloriava de sua glória e do poder que acreditava ter alcançado por seus próprios méritos. Em Daniel 4, o rei, contemplando sua cidade magnífica, proclama: "Não é esta a grande Babilônia que eu construí como residência real, com meu enorme poder e para a glória de minha majestade?" (Daniel 4:30). 
 
    No entanto, sua arrogância o levou a esquecer que seu poder e autoridade eram permitidos por Deus. Como consequência, Nabucodonosor foi humilhado. Ele perdeu sua sanidade, vivendo como um animal no campo, alimentando-se de capim e enfrentando a degradação. Somente ao reconhecer que o Altíssimo é soberano sobre todos os reinos e concede autoridade a quem deseja, Nabucodonosor foi restaurado. Sua queda e restauração ilustram a lição de que toda glória humana é transitória e sujeita à soberania divina. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

O mundo pode estar em crise

    Ouça o vento sussurrar em seus ouvidos. Deixe-se tocar pela brisa suave do amor e acredite na vitória em sua vida. Você é especial aos olhos de Deus e chamado para fazer a diferença neste mundo. Deixe-se ser cheio da graça divina e ande nos propósitos do Senhor. Você não está aqui por acaso. Você não é um acidente da natureza. Você é uma pessoa escolhida e separada para um grande propósito antes mesmo de nascer. Faça a sua vida valer a pena.  
 
    Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. Quando a Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento ela se refere a dois tipos de crescimento. Crescer na graça está relacionado a busca pela misericórdia de Deus através da oração e súplica. Afinal, é de Deus que alcançamos essa graça. Crescer no conhecimento está relacionado aos estudos e compreensão dos acontecimentos a nossa volta.  
 
    O mundo pode estar em crise, mas o Reino dos Céus não. O Senhor é soberano e não perdeu o controle da situação. O governo está em suas mãos. O Dia do Senhor virá e os justos e ímpios terão a sua recompensa. Não desanime. Confie, pois em breve o Senhor virá em nosso socorro.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 19 de janeiro de 2025

Os Perigos da Intolerância Religiosa: Um Obstáculo à Convivência Pacífica

    A intolerância religiosa é um fenômeno que transcende épocas e fronteiras, representando um grave entrave à construção de uma sociedade pacífica e inclusiva. Caracterizada pela hostilidade, preconceito e discriminação contra indivíduos ou grupos devido às suas crenças religiosas, ela ameaça não apenas os direitos fundamentais, mas também a coesão social. 

    Um dos principais perigos da intolerância religiosa é a violação dos direitos humanos. Liberdade de pensamento, consciência e religião são direitos universais garantidos por tratados internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Quando esses direitos são negados, os indivíduos perdem a possibilidade de expressar livremente sua fé ou de viver em harmonia com suas convicções. Além disso, a intolerância frequentemente se manifesta em violência física, perseguições e até genocídios, como demonstrado ao longo da história em casos de limpeza étnica e guerras religiosas. 

    Outro impacto significativo da intolerância religiosa é o enfraquecimento da diversidade cultural. Religiões e práticas espirituais são expressões fundamentais da identidade humana. A rejeição de crenças diferentes promove a homogeneização cultural, eliminando tradições e valores únicos que enriquecem o tecido social. Essa perda cultural não afeta apenas as comunidades diretamente atingidas, mas também toda a humanidade, que deixa de se beneficiar da troca de ideias e práticas diversas. 

    A intolerância religiosa também alimenta divisões sociais e conflitos. Ao criar um ambiente de "nós contra eles", ela fomenta desconfiança, ódio e polarização, dificultando a convivência pacífica. Na esfera política, isso pode levar ao uso instrumental da religião para justificar políticas opressivas ou para manipular populações, intensificando tensões internas e externas. 

    Por fim, o impacto psicológico da intolerância religiosa não pode ser ignorado. Indivíduos que sofrem discriminação frequentemente enfrentam traumas, sentimentos de exclusão e insegurança. Isso não apenas prejudica o bem-estar individual, mas também mina a confiança em instituições sociais e democráticas. 

    Combatê-la exige um esforço coletivo, baseado na promoção da educação, do diálogo inter-religioso e do respeito às diferenças. Políticas públicas devem garantir a proteção das minorias religiosas, enquanto líderes comunitários e religiosos podem desempenhar um papel crucial na construção de pontes entre diferentes tradições de fé. Além disso, a mídia e as plataformas digitais devem ser usadas de forma responsável para disseminar mensagens de tolerância e união. 

    Em suma, a intolerância religiosa é um mal que ameaça a paz, a liberdade e o progresso social. Reconhecer seus perigos e agir para superá-la é essencial para construir um mundo onde a diversidade seja valorizada e todos possam viver e expressar sua fé em segurança e respeito mútuo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 18 de janeiro de 2025

Deus não desampara os seus filhos

    "Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo." 1 Samuel 12:22 

    Não podemos negar que o medo pode se apoderar do nosso coração quando nos vemos diante de situações difíceis da nossa vida. As ilusões e fracassos do dia a dia nos levam a pensar que fomos abandonados por Deus e que Ele está distante dos nossos sofrimentos. No entanto, isso não é verdade. Deus nunca abandona os seus filhos. Ele sempre está de braços estendidos para ouvir as nossas orações e súplicas diante dEle. Deus faz isso não porque somos merecedores, na verdade não somos, mas, Ele faz isso pelo seu grande e poderoso Nome. O Senhor estende suas mãos para nos ajudar porque Ele prometeu estar ao lado dos necessitados e daqueles que buscassem o seu nome. A salvação é um dom precioso dado por Deus a humanidade e devemos nos apegar a ela. 

    A vida não é perfeita. Temos dias tribulosos e angustiantes que pensamos até em desistir de tudo. Nada acontece como prevíamos e até mesmo as pessoas a quem nos apegamos nos viram as costas e nos deixa só. Nessas horas não conseguimos conter as lágrimas e nada parece mudar esse quadro triste de nossas vidas. No entanto, para aqueles que creem em Deus há uma esperança. Jesus Cristo. Ele é o salvador enviado pelo Pai para nos resgatar da nossa vã maneira de viver e nos garantir um lugar ao lado de Deus. Após fazer o sacrifício de resgate da humanidade, Jesus prometeu enviar-nos o Consolador. O Espírito Santo de Deus é aquele que está dentro dos nossos corações nas horas de angústias e nos conclama a buscar a presença de Deus. 

    Por causa do Nome do Senhor, Ele não nos abandonará jamais. Creia que essa luta que você está passando é para glória de Deus. Saiba que Ele está ao seu lado por amor do seu nome e vai ajudar você a atravessar esse deserto. As lágrimas de hoje vão tornar-se sorrisos amanhã. Ouça a mensagem de Deus para o seu coração. 

    Daniel não temeu. Ele sabia que o Senhor o protegeria de todo mal. Ele manteve a sua fidelidade ao Deus que ele acreditava ser poderoso para o livrar, se essa fosse a vontade dEle. Manteve sua integridade e Deus foi poderoso para o livrar dos leões famintos. Deus não desampara os seus filhos. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza." Salmos 46:1-3 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

O caminho da restauração

    A verdadeira sabedoria está associada ao temor do Senhor e não ao mero acúmulo de conhecimento. Quando descobrimos que somente Deus é a fonte da verdadeira sabedoria e O buscamos de coração, receberemos dEle a sabedoria que vem do alto. A sabedoria é um bem valioso e caro; ela não tem apenas preço, mas, sobretudo, valor. A verdadeira sabedoria não pode ser comprada e nem comercializada. A encontramos em Deus. Por isso, faz-se necessário uma vida de dedicação e busca pelo conhecimento de Deus.  
 
    O cristão, ao orar a Deus com perseverança, precisa ter fé no poder divino, ao mesmo tempo se submeter à soberania do Senhor. Orar é falar com Deus. E, quando falamos com Deus, estamos falando com quem pode resolver os nossos problemas. Erramos quando vamos reclamar ou buscar ajuda nos amigos, colegas, profissionais e outros. Quem cuida de cada um de nós é o Senhor Deus e Ele deseja que falemos com Ele, que O busquemos de todo nosso coração. "Clama a mim e responder-te-ei". O segredo para uma vida vitoriosa é não perdermos a comunhão com o Senhor.  
 
    O caminho da restauração passa pelo arrependimento e confissão do erro cometido e abandono da prática pecaminosa. A Palavra de Deus é fundamental no processo de restauração, atuando como luz em nossas densas trevas. O reconhecimento dos nossos pecados, da santidade de Deus e da sua misericórdia são fundamentais no processo de restauração. Não podemos dizer que nunca vamos errar o caminho, no entanto, sempre que errarmos, devemos ser conscientes de que precisamos da misericórdia de Deus e do seu perdão.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O fim do mundo

    Se existe uma coisa que todos deveriam saber é que Deus sempre irá cumprir as suas promessas. Não podemos cair no erro de achar que tudo está perdido, que o mundo está um caos, sem controle. Não podemos cair nesse engodo. Existe uma certeza no universo: Deus está no controle da História. 

    Ele veio para restaurar os contritos de coração. Só em Jesus encontramos a paz espiritual para o coração que sofre. Ele é o bálsamo, a alegria e o único que restaura por completo o coração ferido. Ele veio proclamar a liberdade aos cativos. Àqueles acorrentados pelo pecado, pelos grilhões de Satanás, encontra em Cristo a verdadeira liberdade. Jesus quebra os grilhões que acorrenta o ser humano a esta natureza pecaminosa. Jesus é a verdadeira liberdade. Ele veio para abrir as portas da prisão. Os vícios, as iniquidades, o pecado que aprisiona o ser humano pode ser desfeito agora pelo sangue imaculado do Cordeiro de Deus. 

    O mundo, tal como conhecemos, chegará ao fim. Muito em breve. Não há como ter sustentabilidade no mundo capitalista. E, ao lermos a Palavra de Deus encontramos respostas para as nossas indagações. Tudo terá um fim. É preciso restaurar a Terra que o ser humano destruiu. Por isso, a mensagem de alerta é sobre arrependimento. Sim. Arrependei-vos e crede no evangelho. Em breve Jesus voltará e tudo será diferente. Mas, antes disso, o ser humano vai chegar nas últimas consequências e praticamente destruir a natureza. O tempo do arrependimento é agora. Não perca essa oportunidade. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Deus tem planos diferentes

    Se a Palavra de Deus nos diz que "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo", então por que devo procurar outra coisa? Por que devo confiar em homens? Ou mesmo em mim mesmo? De forma nenhuma. Eu preciso aprender a confiar inteiramente na graça de Deus e no melhor que Ele tem para mim. Todo aquele que invoca o nome do Senhor alcança misericórdia. 

    Devemos ter muito cuidado com os conselhos sobre seguir o nosso coração. Se tivéssemos um coração puro, amoroso e cheio de misericórdia, então poderíamos segui-lo. No entanto, somos egoístas, orgulhosos e invejosos. Por isso, não podemos seguir o nosso coração da forma que o mundo nos orienta. O que devemos fazer é termos o coração transformado pela graça de Deus e, então, seguirmos as orientações do Senhor. 

    Deus tem planos diferentes para cada um de nós. Ele usa pessoas comuns para realizar os seus planos extraordinários. Não pense você que não tem valor e que Deus nunca te vê. Isso não é verdade. O fato é que você tem imenso valor aos olhos de Deus e Ele tem uma obra extraordinária para realizar através de você. Então, apenas coloque-se no lugar certo e deixe Deus trabalhar na sua vida. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Onde está a sabedoria?

    “A rainha do sul se levantará, no juízo, com os homens desta geração e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão”. Lucas 11.31. 

    A história é conhecida. A Bíblia nos informa que a Rainha de Sabá empreendeu uma longa viagem para conhecer o Rei Salomão de quem a fama corria o mundo como sendo o homem mais sábio da terra. Chegando-se a ele a rainha quis obter respostas para algumas perguntas e resolver alguns problemas. Salomão não a desapontou e ela saiu do encontro radiante afirmando que a sabedoria dele era maior do que o que haviam dito a ela. 

    Jesus Cristo veio ao mundo para dar salvação e transmitir uma mensagem de sabedoria a humanidade e os homens questionaram a sua mensagem e não deram crédito aos seus sinais e maravilhas. Ele afirma que no juízo, a própria rainha se levantará para julgar essas pessoas. Isso acontecerá porque o Filho de Deus é maior do que Salomão. 

    O mundo contemporâneo, ainda mais do que as pessoas do tempo de Jesus, tem a seu dispor a sabedoria de Deus, mas não a reconhece. Quanto mais acontece o avanço da ciência e tecnologia mais os problemas entre a humanidade acontece. Não se valoriza a sabedoria de Deus revelada nas sagradas escrituras e a humanidade caminha a passos largos para a destruição. 

    As pessoas do tempo de Jesus até o cercavam, mas a maioria só queria ver milagres e sinais. Não se preocupavam em aprender a verdadeira sabedoria de Deus. O amor ao próximo pregado por Jesus tornava-se um fardo. Abandonar as coisas materiais para buscar a celestial era difícil demais. E as pessoas viravam as costas. 

    Nos dias atuais a situação é ainda pior. O capitalismo selvagem e o consumismo não deixam com que as pessoas pensem no próximo. As pessoas querem a solução para os seus problemas urgentemente e não querem obedecer a Palavra de Deus. Há uma falta de sabedoria para alcançar a paz que só Jesus pode oferecer ao homem. 

    A Rainha de Sabá teve que passar por muitas dificuldades para alcançar a sabedoria de Salomão. Nos dias atuais já não é tão difícil assim. A Palavra de Deus está registrada e espalhada em todos os lugares e todos tem acesso a ela. Basta dar crédito as mensagens de Jesus Cristo e seus conselhos para uma vida feliz. 

    Tens falta de sabedoria? Peça a Deus que a dá para todos quanto o buscam. As palavras de Jesus têm dado direção certa a milhares de pessoas que buscaram a verdadeira sabedoria. Que Deus em Cristo abra os olhos de seu coração para buscar essa sabedoria e ser uma pessoa cheia do Espírito Santo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

7 Coisas que NÃO devemos confiar

    Confiança é um tema muito desafiador e que merece nossa reflexão. Em quem confiamos? O que acontece se alguém quebra essa confiança? É possível confiar em alguém que desfez o laço de confiança? São questões profundas e que faz parte do nosso cotidiano. 

    A Palavra de Deus nos diz que "maldito é o homem que confia no homem". Então em quem confiar? Só teremos certeza da vitória em nossas vidas se confiarmos em Deus. Sabemos que o Senhor é fiel em todos os seus desígnios. Neste sentido, destaco 7 coisas que NÃO devemos confiar

    1. Não devemos confiar no nosso próprio coração. 
    "O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo". Provérbios 28:26 

    2. Não devemos confiar nos príncipes. 
    "Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação". Salmos 146:3 

    3. Não devemos confiar em nossas próprias armas. 
    "Por ti venceremos os nossos inimigos; pelo teu nome pisaremos os que se levantam contra nós. Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará". Salmos 44:5,6 

    4. Não devemos confiar em nossas próprias riquezas. 
    "Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem". Provérbios 11:28 

    5. Não devemos confiar nos carros. 
    "Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR". Isaías 31:1 

    6. Não devemos confiar nas palavras mentirosas. 
    "Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este". Jeremias 7:4 

    7. Não devemos confiar no homem. 
    "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus". Salmos 20:7 

    Só podemos confiar em Deus. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. O Senhor é digno de confiança e o único que pode nos dar a segurança de que precisamos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 11 de janeiro de 2025

Um propósito na vida

    Não desanime. As delícias do céu excederão em muito as dificuldades deste mundo. Preocupações e tristezas podem nos seguir todos os dias de nossa vida, mas não desanimamos porque o Senhor nos ajuda a vencer esses obstáculos da vida. O desânimo pode até bater a sua porta, mas você não pode deixá-lo entrar na sua vida. Pense nas maravilhas que serão quando estivermos com o Senhor. Mas, a recompensa é para os que vencerem. Portanto, revista-se com a graça de Deus e fique firme na caminhada. 

    Mesmo quando tudo parece não ter significado, Deus tem um propósito para a sua vida. Ele criou cada um de nós para um propósito específico. Um propósito que deve trazer-lhe honra e satisfazer às necessidades de outras pessoas. Não somos frutos do acaso e nem estamos aqui para viver uma vida vazia de sentidos. Muito pelo contrário. Somos feitos a imagem e semelhança do Criador com o propósito de resplandecer a sua luz. Sejamos cientes de nossa responsabilidade. Deus nos chamou com um propósito de glorificar o seu santo nome. 

    Aqueles que conhecem Jesus nunca estão sozinhos. Cristo suportou a agonia e o abandono da cruz por nós, para que nunca estejamos sozinhos ou abandonados pelo nosso Deus. Jamais. Por mais que se sinta sozinho e pareça que o mundo te abandonou, não permita que esse sentimento tome conta de sua vida. Jesus, jamais te deixará sozinho. O que Ele fez por nós na cruz não tem explicação e vai muito além do que podemos imaginar. Portanto, saiba que nunca estará sozinho porque Cristo está com você. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Existe algo como o mau-olhado?

    O mau-olhado é uma crença dentro da religião folclórica de que alguém pode olhar para outra pessoa e causar ferimentos, doenças ou até mesmo a morte. A superstição do mau-olhado era mantida na Grécia e Roma antigas e persiste em muitas culturas hoje. 
 
    O mau-olhado também é chamado de “olho invejoso” ou “olho gordo”, porque a pessoa que o lança tem inveja de alguma coisa. De acordo com a superstição, uma pessoa ressentida pode transmitir uma maldição, intencionalmente ou não, simplesmente por olhar para alguém ou algo com inveja. Diz-se que o mau-olhado traz doenças a qualquer coisa, desde gado a árvores frutíferas e pessoas. Alguns tentam afastar o mau-olhado com miçangas, amuletos, gestos com as mãos ou ditados supersticiosos. 
 
    Algumas traduções de Marcos 7:22 incluem “mau-olhado” como um dos pecados que começam no coração. O grego é “ophthalmos poneros” (literalmente, “olho perverso”); no entanto, isso não é uma referência a nada supersticioso. Jesus está falando de uma pessoa que está procurando se envolver no mal. 
 
    O crente em Jesus Cristo não precisa temer a superstição. Sim, Satanás é real, mas qualquer poder que ele tenha para ferir os filhos de Deus é limitado pelo próprio Deus (veja Jó 1–2). Satanás foi derrotado pela morte e ressurreição de Jesus Cristo (Colossenses 2:11-15). 
 
    Confiando no poder do Espírito Santo e usando a Palavra de Deus, o crente pode ter vitória sobre o maligno. Foi assim que Cristo derrotou Satanás e resistiu à tentação (Mateus 4:1-11). Paulo diz à igreja para ser forte no Senhor e usar a armadura espiritual que Deus nos deu (Efésios 6:10-20). Não precisamos de amuletos de boa sorte; precisamos apenas de fé em Cristo. A Bíblia nos diz: “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4). 
 
    A superstição está repleta de medo, mas “Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Aqueles que não aceitaram Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal podem ser diretamente influenciados pelo maligno, e por isso são medrosos e supersticiosos. Quando uma pessoa recebe a Cristo, ela pode viver livre do medo e da superstição, pois percebe que Satanás é um inimigo derrotado. O crente é amado por Deus, e o amor de Deus lança fora o medo (1 João 4:16-18). 
 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Nunca desista

    A persistência é uma qualidade essencial para alcançar sonhos e superar desafios. Em momentos difíceis, quando tudo parece estar desmoronando, a força de continuar é o que diferencia quem chega ao sucesso de quem desiste no meio do caminho. 
 
    Persistir não significa ignorar as dificuldades ou fingir que elas não existem, mas sim enfrentá-las com coragem, paciência e determinação. Cada obstáculo é uma oportunidade para crescer, aprender e se fortalecer. Às vezes, as circunstâncias podem nos levar a acreditar que não há saída, mas é justamente nesses momentos que a persistência se torna mais poderosa. 
 
    A história está cheia de exemplos de pessoas que transformaram fracassos em vitórias porque se recusaram a desistir. Pense em Thomas Edison, que realizou centenas de tentativas antes de inventar a lâmpada elétrica, ou em J.K. Rowling, que teve seu manuscrito rejeitado inúmeras vezes antes de Harry Potter se tornar um sucesso mundial. 
 
    Persistência não é apenas sobre alcançar um objetivo específico; é também sobre honrar nosso próprio esforço e crescimento. Mesmo que o resultado final não seja exatamente o que imaginávamos, o caminho trilhado nos transforma em pessoas mais resilientes, confiantes e preparadas para novos desafios. 
 
    Por isso, nunca desista, mesmo que tudo pareça estar no fim. Muitas vezes, o que parece ser o término é, na verdade, o começo de algo maior e melhor. Acredite no processo, confie no seu potencial e continue avançando. Como diz o ditado: "No final, tudo dá certo. E se ainda não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim." 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Duras verdades que precisam ser ditas

    Tragédias nem sempre acontecem do nada. A maioria começa com pequenos deslizes que parecem sem importância e acabam levando o ser humano ao fracasso. Devemos ter cuidado com as concessões que fazemos, pois uma vida de entrega ao pecado começa com pequenos deslizes. Empurram para debaixo do tapete, fazem vistas grossas e compactua com a iniquidade. Cuidado! A virtude deve ser uma marca do cristão autêntico. A partir de uma vida virtuosa, os filhos de Deus serão abençoados em tudo o que fizerem. 

    Vivemos uma época em que tudo gira entorno do dinheiro. Um mundo capitalista selvagem onde valoriza-se o ter em detrimento do ser. No entanto, é inadmissível que os servos de Deus negociem milagres e curas do Senhor por presentes ou favores humanos. Tomar cuidado com os caches e ofertas "abençoadas". Não se venda por trinta moedas de prata. Não vise apenas o lucro. Não comercialize com o nome de Cristo. Não mercantilize as almas. 

    Só podemos ter esse pensamento. Deus sempre ouve os sinceros de coração, que confiam nEle mesmo diante do medo e da insegurança. A obediência a Deus não significa ausência de problemas e enfrentamentos. No entanto, quando nos dedicamos ao Senhor Ele preza por nós e nos orienta no caminho certo. É urgente a necessidade de viver para obedecer e agradar a Deus. O mundo precisa de exemplos, a Igreja precisa de inspiração. Deus ainda levanta líderes! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

A importância da leitura - Dia do leitor(a)!

    A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento humano. Ela nos conecta a diferentes perspectivas, culturas e conhecimentos, expandindo nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Por meio dela, adquirimos informações, desenvolvemos o senso crítico e estimulamos a criatividade. 

    Além disso, a leitura nos ajuda a aprimorar a empatia, pois ao mergulhar em histórias e narrativas, somos levados a enxergar o mundo pelos olhos de outros. Também contribui para a comunicação, ampliando nosso vocabulário e capacidade de expressão. 

    Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de estímulos digitais, reservar tempo para a leitura é um ato de resistência e autocuidado. Ler é mais do que uma habilidade; é um caminho para o crescimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais informada e consciente. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Distanciamento

    A humanidade tem se distanciado de Deus e buscado respostas para seus dilemas em fontes rotas que não retém águas. O ser humano tem se distanciado de Deus e procurado refúgio em seus laboratórios, suas vãs filosofias e suas crenças inúteis que não podem ajudá-los. O mundo jaz no maligno e cada vez se afasta mais do seu Criador. Aliás, existe uma grande parcela da humanidade que já nem acredita que há um Criador. Teorias e ideologias são disseminadas na tentativa de afastar qualquer tipo de crença no Deus verdadeiro. 
 
    O vazio existencial que faz parte da vida de milhares de pessoas, não ocupa o espaço no coração daqueles que vivem a vida abundante. Deus preenche todos os espaços de alegria e paz espiritual. Não quer dizer que não tenhamos angústias e aflições. Quer dizer que Deus está conosco nesses momentos e nos ajuda a carregar os nossos fardos. Afinal, todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus e o salário do pecado é a morte. Por isso, só tem a verdadeira paz àqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. 
 
    O ser humano tem desperdiçado uma vida inteira em um busca sem sentidos. Uma grande parcela da humanidade anda por todos os lados, como baratas tontas, procurando algo que dê sentido a sua existência. Levam uma vida medíocre e não tem prazer em viver. Como nos livrar dessa sensação tão horrível? Só descobrimos isso quando nos atentamos para um fato irrefutável sobre a vida: só em Deus temos vida abundante.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 5 de janeiro de 2025

Do que você tem medo?

    Sempre pensei sobre o medo. E sempre tentei evitá-lo. Isso porque acredito que quando temos medo de alguma coisa isso fatalmente acontecerá. Lembro-me de quando ainda jovem fiquei impressionado com a história de Jó. 

    O patriarca bíblico afirma em suas angústias que o que ele temia lhe aconteceu. Quando li essa história eu acabei deixando-me acreditar que se não tivesse medo de nada poderia evitar muitas coisas. E é isso que sempre fiz. 

    Na verdade, não posso afirmar com certeza que isso tem alguma lógica, mas vivo meus dias com mais confiança e sempre penso nas coisas boas da vida nunca me esquecendo que o dia da minha morte chegará e que eu não poderei fazer nada contra isso. 

    Então, por que temer algo que eu não posso evitar? 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 4 de janeiro de 2025

Opressores e oprimidos

    "Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã". Levítico 19:13 

    Ladrões! Bando de ladrões! Estamos cercados de ladrões. Pessoas inescrupulosas que roubam o próximo. Sanguessugas de um mundo capitalista tiram proveito da ignorância alheia e roubam. Desviam dinheiro da educação. Tiram da boca das crianças. Usam de força e violência para saquear os bens alheios. Puxam o tapete. Colarinhos brancos. Ludibriam os incautos e negociam a fé de seu semelhante. Raça de víboras! 

    Ladrões! Oprimem o pobre. Desprezam as viúvas. Provocam a desigualdade social. Que mundo é esse que estamos vivendo? Roubam o direito e a dignidade do trabalhador. Corruptos! Gananciosos! Triste geração essa nossa. Só pensam em dinheiro. Lobos do próprio homem. Impostores que ocupam as melhores cadeiras. Tomam a propriedade alheia. Jogam as crianças no lixo. Maltratam os idosos roubando-lhes a esperança. E querem que eu me cale? 

    Olhe para você. O que tens feito? De qual lado você está? "E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também". Lucas 6:31 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense