Quando as pessoas pensam em liderança, elas sem dúvida buscam como referência pessoas que inspiram. Os líderes têm a obrigação de dar o exemplo através da incorporação e execução de uma série de valores, atitudes e práticas, não somente no trabalho, mas também em sua vida pessoal.
Estas atitudes moldam o tipo de pessoa que seus funcionários ou colegas de trabalho gostariam de imitar ou seguir – comprovando a definição de “liderança por exemplo”.
Não existe uma regra específica que serve para todas as pessoas. No entanto, muito pode ser aprendido sobre a liderança a partir de exemplos que podem ser seguidos. Nós examinamos os melhores líderes mundiais para desenvolver as “5 Dicas Para Uma Forte Liderança”.
Pratique o que você prega
Por exemplo, se você prega o equilíbrio entre vida social e profissional em sua empresa, mas determina metas que requerem que seus funcionários trabalhem longas jornadas, isso demonstra inconsistência. Ou, se você enfatiza a política de “plano de carreira”, mas está sempre recrutando profissionais de fora da companhia para preencher os cargos seniores, seus funcionários logo vão perder a confiança em sua liderança.
A corda bamba
Algumas vezes, ser um líder requer uma boa capacidade de julgamento para tomar difíceis decisões e controversas necessárias para conseguir atingir os resultados esperados mas que não agradam a maioria. Entre elas, despedir um gerente incapaz, cortar custos para refletir num resultado mais saudável ou até mesmo confrontar superiores em defesa do interesse de seus funcionários.
Pessoas espelham-se em seus líderes para tomarem direções, dessa forma, elas sabem para onde ir e como chegar lá. A diferença entre um líder e um chefe é que o líder direciona, superando todos os obstáculos durante o caminho, enquanto os chefes simplesmente vão direto ao ponto.
Seja um bom seguidor
Essa regra não é normalmente destacada nos livros de liderança, mas é um dos aspectos mais subestimados e críticos.
A melhor forma de aprender é sendo um bom seguidor, constantemente se comparar com alguém que você gostaria de ser. Enquanto você imita os melhores líderes e aprende através do sucesso deles, você também aprende a ajustar suas reações de acordo com os funcionários mais antigos e com as situações. Além disso, você tira ideias de como se comunicar com seus funcionários. Como um seguidor, você aprende a dar suporte e a defender uma boa liderança e, ao mesmo tempo, entende o que constitui uma liderança ruim, bem como o que as pessoas esperam de um líder. Um bom seguidor pode impactar de forma positiva, bem como dar forma à liderança de uma empresa.
É preciso muita coragem e integridade para ser um bom seguidor e as pessoas que vivem dessa forma, não só serão funcionários eficientes, mas também estarão no caminho de se tornarem líderes. É, provavelmente, por isso que bons seguidores geralmente são os melhores líderes.
Trate seu pessoal como ativos
É importante que os líderes saibam que não são perfeitos e que ninguém tem todos os dons e talentos. Mas um traço comum entre os melhores líderes é que eles têm uma forte auto consciência sobre suas qualidades e capacidades, assim como a consciência da necessidade de estarem rodeados de excelentes pessoas que podem complementá-los, de forma a compensar em áreas em que eles não são tão bons.
Um bom líder deve também intervir, instruir, orientar e influenciar pessoas para que se desempenhem da melhor forma que podem. Exercitar a liderança também significa estar disposto a articular sua visão e inspirar as pessoas a se unirem a você. É fácil forçar ou demandar que as pessoas façam o que você manda, mas é preciso ser um visionário para identificar o potencial em seus funcionários, elevar suas aspirações sobre o que podem se tornar e fazer com que eles queiram alcançar essa visão com você.
Avalie-se regulamente
A liderança é um processo constante e contínuo de aprendizagem e refinamento do seu estilo de gerenciamento, habilidades de influência, abordagens e entendimento das pessoas que trabalham com você e para você. Para liderar eficientemente, você precisa estar à frente durante todo o tempo e se adaptar facilmente a mudanças e alterações em tendências e atitudes.
Auto avaliações regulares não só te mantém no caminho certo, mas também fornecem importantes orientações sobre os princípios das suas atividades de liderança. Você toma responsabilidade quando as coisas não dão certo e dá crédito para as pessoas ao seu redor nas oportunidades certas? Você delega funções ou faz tudo sozinho? Você é um exemplo constante para seus subordinados e colegas de trabalho em termos de comportamento, caráter e atitude? Você tem feito tudo o que está a seu alcance para incentivar as pessoas a fazerem o melhor que podem e encorajado os que não o fazem? Você permite que as pessoas corram riscos, cometam erros e aprendam deles ou você logo os culpa por isso?
Finalmente, não existe uma receita de bolo para fazer líderes, e os melhores têm, normalmente, desenvolvido seu próprio estilo de “carregar a tocha” no decorrer dos anos. O desafio de uma forte liderança é encontrar o estilo que mais se adequa a você – e permitir se adaptar a cada situação, independente do que for.
Autor: Robert Walters
Nenhum comentário:
Postar um comentário