domingo, 24 de julho de 2016

Ganhar almas: motivos para fazê-lo


Por Odair José da Silva

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” 1 Coríntios 9.16.

Se existe alguma coisa de suma importância que o seguidor de Cristo deve fazer é anunciar o evangelho do Reino de Deus que se manifestou através de Jesus Cristo. Para tanto, é necessário que o ganhador de almas eficiente tenha alguns requisitos: amor pelas almas; conhecimento da Palavra de Deus; espiritualidade plena; disponibilidade; fé; perseverança e chamado de Deus para essa missão. Nesse sentido, precisamos entender a necessidade de anunciar o evangelho de boas novas para um mundo que se encontra afastado de Deus e perdido em suas concepções errôneas.

Ganhar almas para o Reino de Deus é a mais importante tarefa que um fiel servo de Deus pode executar neste mundo. Nada e nem ninguém pode interferir neste propósito que deve pautar a vida de um verdadeiro cristão. O mundo precisa, mais do que nunca, de ouvir boas novas. E isso só será possível se cada cristão que aceitou a Jesus venha anunciar as maravilhas que é servir a Ele.

É uma obrigação primária de cada membro da igreja testemunhar para outras pessoas, a fim de que elas também se decidam por Cristo. Isso era o que fazia a igreja primitiva. Mesmo sendo perseguida ela anunciava as boas novas de salvação.

O evangelho contribui para transformar a sociedade, destruindo práticas abomináveis, incluindo embriaguez, prostituição e drogas e outros maus costumes que assolam as nossas cidades e levam milhares de pessoas para a morte cotidianamente. Vivemos uma época em que o ser humano está cada vez mais envolto na violência e degradação humana e só Jesus pode transformar as vidas dessas pessoas.

As almas sem Deus estão perdidas. São pessoas destituídas da glória de Deus. Por isso, cada um desvia-se pelo seu próprio caminho. O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos afirma que: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3.23. E o profeta Isaías já havia vaticinado que: “Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. Isaías 53.6. E o apóstolo Paulo confirma aos Romanos dizendo: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Romanos 3.24.

A Bíblia define os homens e as mulheres deste mundo como pessoas perdidas. Mas existe uma esperança. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Lucas 19.10. 

Nenhum pecador é capaz de salvar-se por si próprio. Por tal motivo, Deus enviou seu filho ao mundo, a fim de prover salvação para os perdidos. Quem nEle crer será completamente salvo. Foi o que Paulo e Silas disseram ao carcereiro quando este indagou o que poderia fazer para ser salvo. “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo, tu e tua casa”. Atos 16.31. E o apóstolo Paulo ainda confirma esse enunciado dizendo: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. Tito 2.11.

Somente Jesus pode salvar. Não existe outro nome, nem no céu e nem na terra, pelo qual os homens possam ser salvos. O apóstolo Pedro cheio do Espírito Santo afirma isso dizendo: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4.12.

Por isso, nada e nem ninguém pode substituir a tarefa de ganhar almas para o Reino de Deus. Como Cristãos que somos devemos anunciar o evangelho que transforma e que dá esperança para o ser humano. Não existe nenhuma esperança para a humanidade a não ser em Jesus Cristo. E nos dias em que estamos vivendo cresce cada vez mais a necessidade de anunciarmos essas boas novas.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário