Sempre que for possível ajude o próximo sem fazer exigências e, mais importante ainda, sem esperar nada em troca. Não exija condições. Ajude sempre com desprendimento e não espere agradecimento e nem gratidão. Jesus, certa vez, curou dez cegos e apenas um voltou para agradecer. O Mestre não reclamou disso porque sabia bem como é o ser humano. Erramos muito quando queremos ser reconhecidos quando fazemos alguma coisa, mas nos decepcionamos quando isso não acontece. Algumas pessoas ficam até mesmo deprimidas com a ingratidão. Mas, quando sabemos lidar com isso não sofremos tanto assim. Não se esqueça de que quem ajuda o próximo está, na realidade, ajudando a si mesmo.
Uma das lições mais importante que Jesus nos deixou foi "Faça aos outros o que gosta que os outros façam por você". A premissa dessa lição é bem clara. Devemos fazer aos outros, as pessoas que nos cercam, o que gostaríamos que fizessem conosco. Se todos seguissem essa regra básica da boa convivência não teríamos tantos conflitos, violência e desrespeito em nossa sociedade. A lei da semeadura não falha. Se você despreza alguém, um dia será desprezado; se criticar, será criticado. Cada um recebe de acordo com o que oferece. Então, procure fazer o bem e, mesmo que não receba gratidão da pessoa que ajudou, com certeza receberá de outras pessoas.
Procure viver um vida de equilíbrio e equidade. A nossa sociedade é agitada e a vida diária uma correria. Mas, é preciso saber ter autocontrole para não se deixar ser levado pela onda desordenada que envolve a todos. Que haja um limite para o trabalho, que você cuide de sua saúde, que viva uma vida de equilíbrio. Não desconte em terceiros as suas frustrações. Não culpe as pessoas pelos seus fracassos e, acima de tudo, tenha consciência de seus deveres em sociedade. O segredo para uma vida equilibrada é você reservar tempo para leitura e meditação da Palavra de Deus, para ler um bom livro, ouvir uma música suave. Isso ajudará a sua saúde mental e possibilitará um equilíbrio na sua vida.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário