1. A nossa fé será fortalecida e nós seremos encorajados ao meditarmos no que as Escrituras dizem sobre Deus e comparar com a maneira como Ele trabalha em nossas vidas. Ele é um Deus que responde orações, nos consola em nosso sofrimento e provê o que precisamos. Deus é real em nossas vidas e a base da nossa existência. Não podemos temer o mal porque servimos um Deus que tudo pode, que tudo vê e que protege os seus filhos de todos os perigos que nos ameaçam. Servimos um Deus que ouve e responde as nossas súplicas.
2. Podemos esquecer as nossas lutas, mas não dos consolos de Deus; esquecer nossos erros, mas não as misericórdias de Deus. Podemos esquecer as feridas, as injustiças das quais temos sido objetos, mas não do socorro de Deus. O caminho de nossa vida também tem passagens difíceis, mas não podemos nos esquecer de quem nos protege e nos garante a vida eterna. Não podemos, jamais, esquecer de que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
3. Sem dúvida, a Bíblia, a Palavra de Deus, propõe a cada um a verdadeira felicidade. Não uma escapatória que irá evaporar logo depois de apagar a tela, mas o evangelho da graça de Deus. Isso não é uma simples ilusão e sim uma realidade eterna. Nosso mundo, invadido pelo virtual, se acomoda facilmente com as aparências. Não podemos trocar a realidade do evangelho pelo virtual e passageiro desse mundo. Devemos estar cientes de que é preciso dar ouvidos a voz de Deus através da sua Palavra e não ficarmos apenas no mundo virtual.
4. Deus usará as tempestades que ameaçam nos destruir para nos fortalecer. Mesmo quando as tempestades da vida nos ferem fortemente ao ponto de quase quebrarmos por sua força, a "chuva" não é inimiga. Nosso Deus amoroso a permitiu para nos fortalecer. Sempre haverá um raiar do sol após as grandes tempestades da vida. Isso nos fala da bondade de Deus. Da sua grande misericórdia para conosco. As tempestades servem para nos chacoalhar e nos tirar da zona de conforto. Ela nos leva a refletir sobre nossas vidas e nossas escolhas.
5. Com Deus, existe esperança até mesmo nas situações mais desanimadoras. Independente do quão desolada a paisagem da vida possa parecer, Deus pode transformá-la num glorioso jardim de cores e fragrâncias. O que devemos ter em mente é que haverá momentos ruins em nossas vidas. Mas, não podemos, jamais, perdermos a esperança no nosso Deus Criador. O Senhor é quem nos dá vida e promove em nossos corações a esperança de um dia estar com Ele para sempre.
6. Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará, com seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades. Os braços parados nada produzem e as mãos que não ajudam criam ferrugem. Não existe espaço para os preguiçosos. O próprio Deus trabalhou e continua trabalhando. Então, não podemos nos dar ao luxo de cruzarmos os braços e ficar sem fazer nada. Faça sua parte e não seja pesado ao seu próximo. Se cada um levar a sua carga não fica pesado para ninguém.
7. Muitas vezes o melhor conforto é apenas estar por perto. Em tempos de aflição as pessoas raramente se lembram do que dizemos. O que elas mais lembram é de que estivemos presentes. Devemos ter em mente que podemos ajudar alguém que está passando por alguma dificuldade e que isso será importante para essa pessoa. Uma palavra de conforto e otimismo, uma consolação da parte de Deus para que essa pessoa não se esqueça de que Deus cuida de cada um de nós e que as tempestades da vida passam. Devemos fazer isso com sabedoria.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário