quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A morte na panela e o veneno dos falsos ensinos em nossas igrejas


    "E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam. Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela". 2 Reis 4:38-41 
 
    Era tempo de escassez e de fome. Os discípulos dos profetas estavam assentados, mas sem nada para comer. Eliseu disse ao seu moço: "Põe a panela grande ao lume, e faze um cozinhado para os discípulos dos profetas". Alguém saiu para apanhar legumes no campo. Ele "achou uma trepadeira silvestre e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam". O moço colheu e cozinhou um fruto que não conhecia. Isto não é só imprudente, mas também é muito perigoso. 
 
    Há necessidade de ter cuidado, tanto com o alimento espiritual quanto com o material. Nas suas cartas a Timóteo, o Apóstolo Paulo exortou o seu colega a tomar muito cuidado com o seu alimento espiritual. Ele sabia que é muito perigoso fugir do ensino da Palavra de Deus. Ele fez Timóteo lembrar como a sua avó e a sua mãe lhe ensinavam as Sagradas Escrituras, que formaram a base da sua vida. Escreveu Paulo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina". Timóteo precisava alimentar-se bem com a Palavra de Deus e também ter muito cuidado com a doutrina que ele ensinava nas igrejas. Aliás, o seu serviço principal era corrigir a doutrina errada nas igrejas. Isso é um alerta imprescindível para o nosso tempo. 
 
    O moço que apanhou o fruto venenoso de uma trepadeira silvestre, sem dúvida achou o fruto bonito. Para os imaturos e incautos, as heresias parecem bonitas. O Apóstolo Paulo advertiu Timóteo quanto aos ensinos dos demônios. O ensino falso pode não somente estragar a vida de uma igreja, mas também, acabar com ela. Felizmente, quando os moços provaram a comida, logo descobriram o perigo e gritaram: "Morte na panela, ó homem de Deus! E não puderam comer". 
 
    Qual foi o remédio? Eliseu disse: "Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E já não havia mal nenhum na panela". Foi um milagre. A farinha é uma figura da vida pura do Senhor Jesus e a única história autêntica da vida de Jesus Cristo encontra-se no Novo Testamento. Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, e a VERDADE, e a vida". 
 
    Que o Senhor nos ajude a entregar o alimento puro do céu para as almas sedentas e, também, que possamos estar alertas contra os alimentos venenosos no seio da Igreja. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário