quinta-feira, 24 de junho de 2021

É necessário retirar a pedra! (Parte I)

    Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Lucas 18:27 
 
    Há um provérbio chinês que diz: “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda”. Esse provérbio deixa-nos uma mensagem de otimismo e confiança. As dificuldades sempre virão e os obstáculos fazem parte do nosso crescimento. Mas, uma coisa que dificulta, e muito, alcançarmos a vitória é pensarmos que tudo tem que ser feito por Deus. Se Deus quiser é uma frase corriqueira que nem nos atentamos em saber seu significado. Quero nestas linhas tecer um comentário sobre a pedra no caminho da vitória. 
 
    Temos um exemplo na Bíblia que nos faz lembrar da necessidade em retirar a pedra, isto é, fazermos a nossa parte para que haja o milagre de Deus em nossas vidas. No relato bíblico de João encontramos Lázaro morto a quatro dias e Jesus diante do sepulcro com o coração em lágrimas. Jesus, então pede a Marta, irmã de Lázaro que tirasse a pedra que cobria a porta do sepulcro. Marta questiona que já cheira mal. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40. 
 
    Algumas pessoas dos nossos dias estão acostumadas com o anseio de receber tudo na hora, mas não estão dispostas a tirar a pedra que impede o milagre acontecer. Como Marta, atribui sempre um impedimento para que veja o milagre de Deus. E, ainda por cima, culpa o Senhor por não receber a bênção. Em várias passagens bíblicas encontramos Jesus realizando milagres, mas, ao mesmo tempo, solicitando que as pessoas fizessem alguma coisa para que esse milagre fosse concluído. Deus não é entregador de pizza como muitos pensam. Temos que fazer a nossa parte. Obediência é uma delas. 
 
    Na passagem que usei de cabeçalho ao meu texto a Bíblia fala sobre um jovem príncipe que queria seguir a Cristo. Sabes os mandamentos – perguntou-lhe Jesus. Sei e obedeço desde criança – respondeu ele. Só uma coisa faltava aquele príncipe: desapegar-se de suas riquezas. Ele achou difícil fazer isso e abandonou os caminhos de Jesus. Uma pedra no caminho. Assim como aquele príncipe, muitos hoje em dia colocam pedras no caminho da salvação. Dinheiro, fama, status social, falta de fé, murmuração, entre outras pedras. 
 
    É importante sabermos que temos um Deus que pode todas as coisas. Um Deus que faz o impossível. Mas, precisamos saber que é necessário remover a pedra para o milagre acontecer. O significado em hebraico do nome Lázaro é “Deus ajudou”. Note bem que não é Deus fez, mas Deus ajudou. Queremos que Deus faz as coisas por nós e, as vezes, Deus quer nos ajudar. O que impede são as pedras no caminho.
 
(Continua...) 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário