terça-feira, 1 de novembro de 2016

Essa tal liberdade de escolha


Por Odair José da Silva

A liberdade de fazer escolha, ou um julgamento de acordo com a vontade leva-nos a uma encruzilhada: temos que escolher entre o que é melhor para nós mesmos ou o que é ético e de boa moral para a sociedade.

Essa tal liberdade, portanto, é a causa de nossas “angústias” diárias. Sempre estaremos diante de um abismo no alto de um penhasco. De um lado nos atormenta o medo de cair no abismo e do outro a vontade de pular para descobrirmos o que tem no vazio a nossa frente.

Dessa forma, o que é melhor para tomarmos a decisão é a nossa atitude em saber que em qualquer situação teremos uma conseqüência.

Ousar e sonhar são lados opostos de uma mesma moeda jogada ao ar.

Diante de Ló estavam às belas planícies de Sodoma. As campinas verdejantes enchiam os olhos. E porque não escolhe-las? Diante de Davi estava aquela beldade de mulher. Porque não possuí-la? Conseqüências trágicas por escolhas erradas.

Diante de José estava à linda esposa de Potifar dando-lhe moral o tempo todo. O que custava envolver-se com ela? Diante de Daniel estavam as suculentas comidas do palácio da Babilônia. Porque não se alimentar? Escolhas sábias que conduziram eles para o rol dos heróis da fé.

Nossas escolhas decidem o nosso futuro. E não é fácil tomar decisões sábias. Mas, é o melhor a fazermos.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário