terça-feira, 19 de abril de 2016

Escapa-te por tua vida!


Por Odair José da Silva 

“havendo-os levado fora, disse um deles: livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”. Gênesis 19.17.

Livra-te, salva a tua vida... Crendo em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. Ele é o único meio de alcançarmos a salvação. Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Não há outra forma do ser humano encontrar livramento para sua alma. Apenas Jesus é capaz de fazer isso. Basta que aceitemos essa salvação oferecida por Jesus. Ele deu a sua vida para que fôssemos salvos. E essa salvação é um dom gratuito de Deus. Não é pelas obras para que não venhamos nos gloriar por isso. Livra-te, salva a tua vida! Como? Aceitando a Jesus como Salvador.

Não olhes para trás... Significa literalmente não olhar para as coisas deste mundo. Mas, olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé. A partir do momento em que aceitamos a Jesus como Salvador e recebemos a salvação como dom gratuito faz-se necessário seguirmos seus passos. A salvação consiste em abandonarmos nossa antiga maneira de viver e fazer a vontade do Mestre. Não podemos olhar para trás como fizeram os israelitas quando estavam no deserto e lembravam-se das iguarias do Egito. Não podemos olhar para trás, apenas para o alvo que é Jesus Cristo.

Nem pares em toda a campina... Muitas vezes, os prazeres deste mundo, tal como simbolizado pelas campinas, querem nos fazer parar a nossa jornada. Não podemos parar porque não é aqui o nosso descanso. A caminhada nos passos de Jesus não é uma tarefa fácil porque somos influenciados pela concupiscência desse mundo. Nossos olhos nos levam a ver as coisas desse mundo, a beleza das campinas, e o coração carnal deseja essas coisas. Mas não podemos nos iludir com isso porque são coisas passageiras e banais. As glórias oferecidas por Jesus é muito maior e eternamente duradouras. Devemos atentar-nos para vencermos as coisas deste mundo. Nada pode nos distrair ante a nossa caminhada.

Foge para o monte... Isto é, a igreja, a casa de Deus hoje. Ela é o lugar ideal da solução para os problemas da vida. No monte encontramos o lugar propício para buscarmos o auxílio de Deus para as nossas vidas. No monte encontramos o silêncio ideal para ouvirmos a voz de Deus falando em nossos corações. O monte santo é o lugar ideal para recebermos alento e força para vencermos as tentações e lutas deste mundo. O seguidor de Jesus encontra na comunhão da igreja o alento necessário para fugir das agruras desse mundo tenebroso e violento.

Para que não pereças... Só com Jesus estamos seguros. Assim como Sodoma e Gomorra foram aniquiladas por causa de seus pecados, este mundo também caminha para o mesmo fim. A única forma de nos livrarmos desse final trágico é aceitarmos a salvação oferecida por Jesus e nos refugiarmos nEle. E, analisando a situação do mundo contemporâneo há de considerarmos que ele está muito pior do que as duas cidades mencionadas na Bíblia. Só há uma maneira de não nos contaminarmos com essa degradação do mundo. Depositarmos nossa esperança em Jesus.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário