sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Morrer bem?

    Outro dia ouvi alguém dizer perto de mim que deseja "apenas morrer bem". Fiquei refletindo sobre essa afirmação por um longo período e tentando assimilar o que realmente essa pessoa queria dizer com tal afirmação. Não exatamente qual sentido ela emprestou ao seu desejo e fiquei pensando sobre o assunto: "Morrer bem". 

    Nos meus questionamentos comecei a pensar: trata-se de morrer sem dor? Morrer com uma enfermidade curta? Ou será que é morrer rodeados de cuidados e de familiares? Qual é o sentido dessa expressão. Então me veio a cabeça que o verdadeiro sentido para o que a pessoa quis dizer poderia ser morrer com uma consciência tranquila sabendo o que fez durante sua vida. No entanto, dentro dessa introspecção, penso que o importante não é "morrer bem" e sim "viver bem". 

    Se tenho uma vida que busca o conhecimento de Deus, que procura seguir os seus desígnios para mim, eu tenho a consciência de que estou no caminho certo. A minha vida tem um significado, um sentido que vai além do que eu posso imaginar. Se tenho uma vida que agrada ao meu Criador, então posso morrer em paz. E morrer bem, nesse sentido, é morrer em paz com Deus e com as outras pessoas. 

    Creio que é triste chegar ao final da vida arrastando atrás de si uma infinidade de ódios, amarguras produzidas pelos que estiveram à nossa volta, injustiças que cometemos, lembranças de momentos egoístas e outras coisas semelhantes a estas. Mas, creio que é feliz chegarmos nos dias finais com a consciência tranquila que fizemos e demos o nosso melhor para ser o mais gentil possível com as pessoas que cruzaram o nosso caminho. 

    Por isso, creio que o melhor de tudo não é nos preocuparmos como e quando vamos morrer, não sabemos isso, mas o melhor é sabermos como vamos viver e como vamos aproveitar cada dia que temos para viver. Mais importante não é morrer bem e sim viver bem. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário