quarta-feira, 18 de abril de 2018

É necessário retirar a pedra!


Por Odair José da Silva 

"Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus". Lucas 18:27

Há um provérbio chinês que diz: “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda”. Esse provérbio deixa-nos uma mensagem de otimismo e confiança. As dificuldades sempre virão e os obstáculos fazem parte do nosso crescimento. Mas, uma coisa que dificulta, e muito, alcançarmos a vitória é pensarmos que tudo tem que ser feito por Deus. Se Deus quiser é uma frase corriqueira que nem nos atentamos em saber seu significado. Quero nestas linhas tecer um comentário sobre a pedra no caminho da vitória.

Temos um exemplo na Bíblia que nos faz lembrar da necessidade em retirar a pedra, isto é, fazermos a nossa parte para que haja o milagre de Deus em nossas vidas. No relato bíblico de João encontramos Lázaro morto a quatro dias e Jesus diante do sepulcro com o coração em lágrimas. Jesus, então pede a Marta, irmã de Lázaro que tirasse a pedra que cobria a porta do sepulcro. Marta questiona que já cheira mal. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40.

Algumas pessoas dos nossos dias estão acostumadas com o anseio de receber tudo na hora, mas não estão dispostas a tirar a pedra que impede o milagre acontecer. Como Marta, atribui sempre um impedimento para que veja o milagre de Deus. E, ainda por cima, culpa o Senhor por não receber a benção. Em várias passagens bíblicas encontramos Jesus realizando milagres, mas, ao mesmo tempo, solicitando que as pessoas fizessem alguma coisa para que esse milagre fosse concluído. Deus não é entregador de pizza como muitos pensam. Temos que fazer a nossa parte. Obediência é uma delas.

Na passagem que usei de cabeçalho ao meu texto a Bíblia fala sobre um jovem príncipe que queria seguir a Cristo. Sabes os mandamentos – perguntou-lhe Jesus. Sei e obedeço desde criança – respondeu ele. Só uma coisa faltava aquele príncipe: desapegar-se de suas riquezas. Ele achou difícil fazer isso e abandonou os caminhos de Jesus. Uma pedra no caminho. Assim como aquele príncipe, muitos hoje em dia colocam pedras no caminho da salvação. Dinheiro, fama, status social, falta de fé, murmuração, entre outras pedras.

É importante sabermos que temos um Deus que pode todas as coisas. Um Deus que faz o impossível. Mas, precisamos saber que é necessário remover a pedra para o milagre acontecer. O significado em hebraico do nome Lázaro é “Deus ajudou”. Note bem que não é Deus fez, mas Deus ajudou. Queremos que Deus faz as coisas por nós e, as vezes, Deus quer nos ajudar. O que impede são as pedras no caminho.

Em outra passagem bíblica encontramos a história de um comandante sírio que sofria uma doença grave, uma espécie de lepra, e foi ter com o profeta Eliseu. Segundo a história, Naamã era comandante dos exércitos de Ben-Hadade II, Rei da Síria. De acordo com a Bíblia, o profeta disse a Naamã que fosse até o rio Jordão e mergulhasse sete vezes. Não era uma tarefa difícil, mas era necessário que ele fizesse sua parte. Naamã, que possivelmente esperava ser atendido por Eliseu e que este fizesse algum ritual mágico, ficou descontente e queria ir embora. Foi persuadido por seus servos a mergulhar no rio as sete vezes. O que irá perder fazendo isso? Depois de mergulhado ele ficou curado de sua doença. Nos dias de hoje acontece a mesma coisa. Algumas pessoas só falta querer que Deus desça do Céu e faça algum ritual para que todos vejam ele recebendo o milagre. Quando lhes é cobrado alguma atitude para que as bençãos aconteçam, eles reclamam. Tire a pedra.

Quando falamos de salvação essa pedra fica maior ainda. As pessoas querem a salvação, dizem ser cristãos, mas não querem sacrificar as suas vidas para viver uma vida diferente. Não pode isto, não pode aquilo e querem viver como as outras pessoas do mundo. E onde está a diferença? É necessário tirar essa pedra. Os que são chamados por Cristo devem ter uma vida diferente. Eles devem ser a luz que brilha no meio da escuridão. Esqueça essa mentira de que Jesus só quer o coração. O Senhor quer o corpo inteiro. A alma só será santificada a partir de compromisso firmado com o Mestre. Se fosse fácil assim, não seria necessário o sacrifício de Cristo no Calvário. É o que Jesus disse: E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23.

Existe uma história de um rei que sempre ouvia reclamações em seu reino e ele sempre dava bons conselhos aos seus súditos. Dizia ele que as pessoas deveriam tomar atitudes em vez de só reclamarem. Um dia ele colocou uma pedra no caminho e ficou observando. Durante todo dia as pessoas passavam e reclamavam daquela pedra, outros nela tropeçavam, mas ninguém tirou a pedra do caminho.

Já perdia as esperanças quando uma jovem, cansada da labuta diária por ali passava. Diante da pedra ela parou e disse: preciso tirar essa pedra daqui senão alguém nela pode tropeçar a noite. Com muito esforço ela tirou a pedra do caminho e, para sua surpresa, debaixo da pedra tinha uma caixa com ouro que o rei ali tinha colocado. O rei disse a ela que o ouro pertencia a quem retirasse a pedra do caminho e que, constantemente temos obstáculos pelo caminho, mas que a atitude de cada um é que faz a diferença.

Se até hoje tens esperado o seu milagre e ele ainda não aconteceu, veja quais são as pedras que precisam ser removidas. Faça a sua parte, creia em Deus e Ele atenderá os seus pedidos. Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair José, Poeta e Escritor Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário