quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Davi – Um homem segundo o coração de Deus


Um homem segundo o coração de Deus. Vulnerável... mas um homem de Deus. Muitos são os exemplos de grandes homens de Deus na Bíblia, mas apenas um foi considerado "um homem segundo o coração de Deus". Porém... - Será que este homem foi perfeito? - Será que ele foi imune ao pecado? - Em todos os momentos de sua vida, ele teria andado nos caminhos do Senhor, obedecendo-o e agindo segundo a vontade de Deus? Questões como estas, que interessam profundamente a homens e mulheres de Deus, são discutidas e analisadas por Charles Swindoll nesta obra que explora as muitas facetas desta personalidade rica, envolvente e extraordinária que se chamou Davi.

Pastor, salmista e rei, a vida deste grande homem é contada a partir de sua adolescência - quando ele surgiu como um simples e ingênuo apascentador de ovelhas - e segue pela atribulada, espiritual, humana e gloriosa trajetória de seus dias aqui na terra. É assim que Deus trabalha na vida daqueles que lhe pertencem: Um ninguém que ninguém notou foi transformado no exemplo de maior rei de todos os tempos. Davi foi, verdadeiramente, um homem segundo o coração de Deus. "As verdades não mudaram, mas é preciso que a poeira seja removida delas, para que possam ser vistas à luz de onde vivemos hoje". É assim que Charles Swindoll, autor desta obra e de vários best-sellers em todo o mundo, defende a contemporaneidade da herança espiritual que nos foi deixada por Davi.

Aprenderemos que Deus nem sempre escolhe indivíduos brilhantes, de aparência elegante e bem-sucedidos para levar adiante seus projetos e realizar sua obra. Não. Muitas vezes ele escolhe o mais humilde ou o mais anônimo entre os homens, como faz com Davi. Deus olhou para um pastorzinho, espiritual e obediente, que lá nas colinas de Belém guardava as ovelhas do pai, e disse: "Este é o homem". O Senhor está buscando homens e mulheres em cujos corações haja o sincero desejo de segui-lo e fazer sua vontade acima de qualquer outra coisa no mundo. Davi foi em muitos aspectos um homem extraordinário. Mas isso não quer dizer que nunca tenha desagradado a Deus ou não tenha sido injusto em algum momento de sua vida.

Ocorreu com ele tudo o que geralmente acontece na vida das pessoas comuns. Ele foi arrastado por paixões destrutivas, abalado por problemas familiares e pela tragédia pessoal, e motivado por conveniências políticas. Como, então, um indivíduo tão humano poderia ser descrito como "um homem segundo o coração de Deus"? O segredo de Davi está na maneira como ele consagrou sua vida totalmente ao Senhor e em sua capacidade de descer ao pó do arrependimento e da humilhação, e pedir perdão a Deus. Dedicação não significa perfeição: apesar de todas as dificuldades e erros cometidos, Davi viveu uma vida extraordinária de fé, contada em detalhes nesta obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário