terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Mensagem de fim de ano

    Mais um ano chega ao fim, trazendo consigo a oportunidade de olhar para trás e refletir sobre tudo o que vivemos. Foi um ciclo de aprendizados, conquistas e, talvez, desafios que nos fizeram crescer. Cada momento, seja ele de alegria ou dificuldade, moldou quem somos hoje. 

    Neste encerramento, é tempo de gratidão: pelos momentos felizes que aqueceram nossos corações e pelas lições que os momentos difíceis nos ensinaram. É também o momento de renovação, de deixar para trás o que não nos serve mais e abrir espaço para novos sonhos, novas metas e novas possibilidades. 

    Que possamos entrar no próximo ano com coragem, esperança e a certeza de que cada dia é uma nova chance de fazer diferente, de fazer melhor. O futuro está diante de nós, esperando para ser construído com amor, determinação e fé. 

    Feliz ano novo! Que o próximo capítulo seja ainda mais brilhante e cheio de realizações!

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 29 de dezembro de 2024

Sob suas asas protetoras

    Por mais que em alguns momentos de sua vida você possa enfrentar muitos desafios, assim é a vida. Se não tivessemos desafios a nossa existência não faria nenhum sentido. Por isso, em vez de reclamar da vida, agradeça pelos obstáculos. São eles que moldam o seu caráter. Aprenda em silêncio a ouvir a voz de Deus que fala ao seu coração sobre a sua importância no mundo. O seu caminho apenas você irá trilhar. Pode ser que algumas pessoas irão caminhar parte do caminho com você, mas, na maioria das vezes, você estará sozinho. É assim que a vida acontece. Apenas creia que Deus está ao seu lado, mesmo que não perceba isso. 

    Podemos nos questionar por que Deus escolheria amar-nos quando somos tão indignos. Mas, a verdade é que "Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". O que precisamos ter em mente é que precisamos ser sempre gratos ao que o Senhor fez e continua fazendo por nós. A gratidão é a resposta do coração ao amor imerecido de Deus. Cristo se tornou o nosso Redentor. Quando somos salvos, estamos sob as Suas asas protetoras. Deus está com você, chamando-o para seguir em frente. Continue a sua caminhada. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 28 de dezembro de 2024

Dê valor as flores

    Quando Deus abençoa uma pessoa Ele guia pela caminho certo e conduz ao destino final. Lutas virão, provações e tribulações. Mas, aqueles que são escolhidos pela graça de Deus vão chegar ao porto desejado porque Deus estará com eles. As tempestades não poderão derrotá-los. 

    Ele criou o movimento do vento, dos pássaros e das ondas; e nos dá o direito de sermos verdadeiramente livres e iguais. Ele criou os céus e a terra e deu dons aos homens. Ele nos tirou de um mundo perdido e nos regenerou pela sua bondade e misericórdia. Só a Ele toda glória e poder. A verdadeira independência só tem quem aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Ele quebra todas as cadeias que prendem o homem neste mundo. Ele rompe com todos os grilhões e dá a verdadeira liberdade. 

    Caminhe sempre olhando para as flores. Sua vida será mais colorida e perfumada. Haverá espinhos e, em alguns momentos até poderá ser machucado por eles, mas, dê valor as flores e as borboletas que pairam sobre a sua vida. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Oportunidades extraordinárias

    A vida é o bem mais precioso que recebemos de Deus. Devemos valorizar esse dom precioso. Toda vida é importante aos olhos do Senhor porque é Ele quem dá a vida. Deus é maravilhoso em sua sabedoria e tem cuidado de cada um de nós. Valorize a vida que Deus lhe concedeu e seja grato pelo fôlego de vida que tens. "Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração". Saber valorizar o nosso bem mais precioso é ter sabedoria para caminhar dentro dos desígnios de Deus. Ele que nos dá o fôlego de vida e cada nova oportunidade ao acordarmos todas as manhãs. 

    Neste caminho da vida, cada passo que damos nos reserva oportunidades extraordinárias. Por mais desafios que possam surgir, lembre-se sempre de que dentro de você reside uma força inabalável, pronta para enfrentar qualquer obstáculo. O futuro está cheio de possibilidades emocionantes, e você está pronto para abraçá-las. Acredite em si mesmo, mantenha-se positivo e continue avançando. Grandes coisas estão à sua espera. Apenas entregue o seu caminho ao Senhor e confie. Todos os dias temos a possibilidade de sermos melhores. Cada novo dia é uma nova oportunidade de fazermos algo que possa agradar o nosso Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

A Queda de Ester: Uma Tragédia de Orgulho e Redenção

    Na pacata cidade de Lambari D'Oeste, a igreja Batista Luz Celestial era conhecida por sua união e fervor espiritual. O Pastor Elias, um homem respeitado por sua sabedoria e dedicação, liderava a congregação há mais de vinte anos. Sua vida parecia ser o exemplo de retidão e sacrifício, até que o destino lhe impôs uma perda devastadora: a morte de sua esposa, Ana Luiza, vítima de uma doença repentina. 

    A congregação lamentou profundamente com ele, mas logo começou a se perguntar como o Pastor seguiria em frente. Alguns meses depois, Elias anunciou algo inesperado: ele ia se casar novamente. Casamento que aconteceu dentro de três meses. Sua nova esposa, Rebeca, era uma jovem que havia se convertido recentemente, conhecida por sua origem humilde e um passado turbulento como garota de um prostíbulo local, mas também, por sua beleza singular. 

    Entre os muitos membros da igreja, Ester era uma figura de destaque. Dirigente do círculo de oração e voz ativa nos eventos da igreja, ela se orgulhava de sua moral impecável e de sua posição na comunidade. A notícia do casamento do Pastor Elias com Rebeca caiu como uma bomba em seu coração. Para Ester, essa decisão era inadmissível. 

    "E como pode o nosso líder, um homem tão santo, se casar com alguém assim? Que exemplo estamos dando?" Ester murmurava entre os membros da igreja. Suas palavras, inicialmente discretas, logo se tornaram críticas abertas contra a decisão do Pastor. Ela começou a espalhar boatos, insinuando que Rebeca não havia verdadeiramente se convertido e que o Pastor Elias estava colocando em risco a santidade do ministério. 

    A princípio, as fofocas de Ester pareciam encontrar eco em alguns membros da igreja, mas logo começaram a causar divisões. O Pastor Elias, firme e tranquilo, jamais respondeu diretamente às acusações. Em vez disso, continuou a pregar sobre o perdão, a graça e a renovação. 

    Enquanto isso, a vida de Ester começou a desmoronar. Seu esposo, cansado de seu comportamento crítico e obsessivo, pediu o divórcio. Seus filhos, envergonhados, se afastaram. Na igreja, muitos começaram a evitar Ester, percebendo a toxicidade de suas ações. Ela perdeu sua posição de liderança no círculo de oração, e sua reputação, antes inabalável, foi completamente arruinada. 

    Os problemas financeiros começaram a surgir. Ester, que antes vivia confortavelmente, viu-se à beira da miséria. Tentou abrir um pequeno negócio, mas sem o apoio da comunidade, fracassou. Sua casa foi penhorada, e ela teve que se mudar para um bairro modesto, onde viveu com dificuldade. 

    Certa noite, Ester entrou na igreja silenciosamente, depois de meses afastada. Durante o culto, o Pastor Elias pregou sobre a parábola do filho pródigo. Suas palavras tocaram profundamente o coração de Ester, que caiu de joelhos e chorou diante do altar. "Perdoe-me, Senhor. Eu fui cega pelo meu orgulho", ela murmurou, soluçando. 

    O Pastor Elias desceu do púlpito, colocou a mão sobre sua cabeça e orou por ela. A igreja, movida pela sinceridade de seu arrependimento, a acolheu novamente, não como uma líder, mas como uma irmã necessitada de cura. Rebeca, a quem Ester havia difamado tanto, foi a primeira a abraçá-la. "Eu te perdoo, Ester", disse com lágrimas nos olhos.

    Ester aprendeu, por meio da vergonha e da dor, que a verdadeira graça não faz acepção de pessoas. Sua tragédia foi um reflexo de sua resistência à misericórdia divina, mas sua história não terminou em desgraça. Com o tempo, ela reconstruiu sua vida, dessa vez com humildade e compaixão, tornando-se um exemplo de que Deus pode transformar até os corações mais endurecidos. 

Conto: Odair José, Poeta Cacerense

A vida é uma dádiva do Criador

    A vida é uma dádiva do Criador. Temos um propósito a cumprir. Uma jornada a realizar. Por isso, cada novo amanhecer é uma oportunidade para realizarmos coisas dignas de bondade e gratidão. Agradecer por cada oportunidade, por cada dia a mais que o Senhor nos concede. Aqueles que se foram levam consigo as lembranças de dias bons que tivemos ao lado deles. Deixam-nos a saudade. Aos corações de familiares resta-nos rogar a Deus que conforte cada vida. A nós, a oportunidade de refletir sobre a importância da nossa existência da vida e aproveitar cada minuto da nossa existência para agradecer a Deus por tudo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

O controle do coração

    A sabedoria é um tesouro valioso que pode ser encontrado por aqueles que a buscam. Não podemos compará-la com nada neste mundo. Afinal, ela significa pôr em prática aquilo que sabemos, isto é, aplicar o conhecimento à nossa vida. Mas, a verdadeira sabedoria não se adquire numa sala de aula ou em uma biblioteca. Ela se encontra em Deus que é a fonte da sabedoria. 

    Muito cuidado com o que você fala e como fala. Para frear a sua língua, dê a Deus o controle de seu coração. Somos senhores de nossos pensamentos e escravos de nossas palavras. Portanto, que tenhamos muito cuidado ao falarmos. Que possamos aprender a pensar antes de falar e, se possível, não falar coisas que possamos nos arrepender depois. 

    Habitamos em um mundo cheio de crises e violência. No entanto, precisamos ter uma vida pacífica com todas as pessoas. Somente quem tem paz consigo mesmo e com Deus poderá tornar-se um pacificador. É fácil querer a vingança e alimentar o ódio, difícil mesmo é ser pacificador. Mas, felizes são os pacificadores. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 22 de dezembro de 2024

Ouça o vento

    Ouça o vento sussurrar em seus ouvidos. Deixe-se tocar pela brisa suave do amor e acredite na vitória em sua vida. Você é especial aos olhos de Deus e chamado para fazer a diferença neste mundo. Deixe-se ser cheio da graça divina e ande nos propósitos do Senhor. Você não está aqui por acaso. Você não é um acidente da natureza. Você é uma pessoa escolhida e separada para um grande propósito antes mesmo de nascer. Faça a sua vida valer a pena. 

    Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. Quando a Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento ela se refere a dois tipos de crescimento. Crescer na graça está relacionado a busca pela misericórdia de Deus através da oração e súplica. Afinal, é de Deus que alcançamos essa graça. Crescer no conhecimento está relacionado aos estudos e compreensão dos acontecimentos a nossa volta. 

    O ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus para que o adorassem. Não podemos passar a vida toda existindo nesse mundo e não fazermos aquilo que temos que fazer, isto é, adorar a Deus. Devemos, em cada manhã que Deus nos concede, agradecer sinceramente pela oportunidade de estar com vida e adorar a Deus com sinceridade. Não importa se o dia é só de coisas boas ou o contrário. Que possamos exultar o nosso Deus por aquilo que temos para viver. Deus se agrada disso e todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 21 de dezembro de 2024

De que maneira Jesus trouxe alegria ao mundo?

    Jesus trouxe alegria ao mundo de maneiras muito práticas. Toda vez que curava uma pessoa, expulsava um demônio ou perdoava um pecado, a alegria era imediata. Aqueles que reconheceram Jesus como o prometido Salvador e Redentor do mundo ficaram muito felizes (João 3:29). Quando o evangelho se espalhou nos dias da igreja primitiva, a alegria acompanhava a mensagem (Atos 8:8; 1 Tessalonicenses 1:6). 

    A humanidade anseia por esperança, significado e propósito. Dentro de cada coração humano está o conhecimento da eternidade, mesmo que não o reconheçamos como tal (Eclesiastes 3:11). Se não tivermos Deus como parte vital de nossa existência, tudo o que resta é o vazio e a inutilidade. O mundo estava perdido na escuridão antes da primeira vinda de Jesus. Deus não falou por meio de Seus profetas por mais de 400 anos. O período entre Malaquias e Mateus é silencioso, preparando o palco para o maior evento de todos os tempos: Deus Se tornaria Homem e viveria entre nós (João 1:14). 

    Quando o anjo anunciou o nascimento de Jesus aos pastores no campo, suas primeiras palavras foram: "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo" (Lucas 2:10). Essa "grande alegria" era a verdade de que o Deus que parecia distante veio a eles em carne humana. Ele deveria ser chamado de "Emanuel", que significa "Deus conosco" (Isaías 9:6-7; Mateus 1:23). Aqueles que o viram contemplaram a face de Deus (João 14:9). Ele veio para resgatar, salvar, curar e reconciliar a humanidade com Deus (Isaías 61:1; Lucas 4:17-21). Isso foi motivo de grande alegria! 

    Porque Jesus veio, os humanos pecadores têm a oportunidade de entrar na presença de um Deus santo e ser declarados "inocentes" (2 Coríntios 5:21). Quando Jesus morreu na cruz, o véu do templo se rasgou em dois, simbolizando que o muro de separação entre Deus e o homem havia sido removido (Marcos 15:38). Daquele momento em diante, todos os que confiassem em Cristo seriam perdoados de seus pecados e herdariam a vida eterna (João 3:16-18). Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele venceu a morte a favor de todos aqueles que confiam nEle (1 Coríntios 15:53-56). Isso é motivo de grande alegria! 

    Jesus ascendeu ao céu novamente para "preparar um lugar" para todos os que o seguem (João 14:1-2). Mas Ele prometeu que voltaria, uma segunda vez, para estabelecer o Seu reino na terra. Neste reino reinarão a retidão e a justiça, e o povo de Deus terá lugares de honra (Miqueias 4; Isaías 11; Mateus 19:28-29). Os problemas desta vida não são o fim. Jesus disse a Seus seguidores: "tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33). Saber que em breve viveremos e reinaremos para sempre com o nosso Senhor é motivo de grande alegria. 

    A popular canção de Natal "Cantai que o Salvador Chegou" de Isaac Watts celebra a alegre ocasião da vinda do Senhor. No entanto, a letra nunca teve a intenção de ser uma canção de Natal. Era um poema de Watts baseado no Salmo 98, que é um salmo da segunda vinda do Senhor que "vem julgar a terra" (versículo 9). O propósito de Jesus em Sua primeira vinda não era julgar, mas salvar (João 3:17); mesmo assim, é apropriado celebrar o Rei por Sua humildade. Jesus trouxe alegria ao mundo em Sua primeira vinda como um bebê, e trará alegria ao mundo quando vier novamente para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). 

    A espera pelo Messias prometido por Deus, expressa em passagens como Isaías 59:20, terminou. Os anjos anunciaram a Sua chegada com alegria. Não pode haver maior honra para os filhos de Adão do que o fato de que o seu Criador veio para resgatá-los do domínio de Satanás (1 João 5:19-20). Portanto, embora a nossa vida terrena seja cheia de problemas, temos motivos para ter esperança. Já que Jesus veio pela primeira vez e a segunda está por vir, podemos cantar com convicção: "Cantai que o Salvador chegou. Acolha a terra o Rei". 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Permita que Deus o oriente

    As circunstâncias o cercam? Permaneça parado. Dedique o seu tempo para consultar Deus e sua Palavra. Se você está procurando por orientação, siga Cristo como seu guia. Em seguida, de acordo com as instruções divinas, siga adiante e permita que Deus o oriente. Erramos quando não confiamos no Senhor. Maldito somos quando depositamos nossa confiança no ser humano. Todos somos falhos e não podemos confiar inteiramente nas nossas vontades. Por isso, o segredo é voltarmo-nos para Deus e entregar-lhe nossa total dependência em suas mãos. O Senhor sabe o que é melhor para nós e qual o caminho devemos seguir. 

    Há momentos de se estar a sós com Deus. E esses momentos não podem ser desfeitos e nem negligenciados. Não há nada mais importante em sua vida do que os momentos em que passa a sós com Deus. Quanto mais você se aproxima de Deus, mais Ele se aproxima de você. É como o imã. E não há melhor sensação nesta vida do que a sublime presença de Deus. A nossa alma tem sede de Deus. Ele é a nossa fonte inesgotável de paz e alegria. Mesmo nos momentos mais difíceis da vida, se estiveres próximo de Deus, sentirás o seu amor derramado em seu coração. 

    Nós influenciamos as futuras gerações vivendo para Cristo hoje. Muitas vezes lemos grandes biografias de pessoas que fizeram a diferença em suas gerações. Pessoas que sacudiram o mundo com suas ideias. Pessoas que deram suas vidas pela causa do Mestre e que nos inspiram a viver uma vida melhor e a buscarmos mais a Deus. Da mesma forma devemos ter em mente que influenciamos as pessoas a nossa volta. Por isso, é importante que tenhamos a capacidade de entender o propósito de Deus para as nossas vidas e o quanto podemos influenciar as gerações futuras com o nosso testemunho. Que Deus nos ajude a sermos exemplos de fé e perseverança e que muitas vidas possam se espelhar em nós e chegar ao conhecimento do Senhor. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

O Deus que servimos é maravilhoso!

    Nosso Deus é o Senhor dos exércitos. Ele é todo poderoso e não há nada que possa prevalecer ao seu poder. Então, por que temer? Somos filhos de Deus e vivemos sob a sua proteção. Quando nos deparamos com os perigos e obstáculos o que devemos fazer é confiar inteiramente no Senhor. Deus não mede esforço para ajudar o seu povo. Ele pode a qualquer momento nos socorrer. Ele não dorme e nem tosqueneja. Nada pode pegá-lo desprevenido. 

    Temos que crer que Ele está entre nós e as nossas dificuldades. Quando passamos a crer no grande Deus que servimos tudo aquilo que está nos perturbando deixa de fazer sentido. Uma paz toma conta dos nossos corações e seguimos em frente. Quando cremos inteiramente no Senhor podemos exclamar a qualquer dificuldade que se intrometa em nossas vidas: "Saia do caminho!" 

    Mesmo quando tudo parece estar contra você, que parece que todos o abandonaram, saiba que o Senhor nosso Deus está presente e será o seu Consolador. Ele não falha. Apenas creia! O Senhor é aquele que nos assiste e nos dá forças para vencer. O Deus que servimos é maravilhoso! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 14 de dezembro de 2024

Devemos dar presentes no Natal?

    Muitas pessoas tiram a ideia de dar presentes no Natal da escritura em Mateus 2:10-11 que fala sobre os magos do Oriente dando presentes a Jesus em Sua casa: "E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” 

    A Bíblia conta uma história maravilhosa sobre o dom que Deus nos deu — Jesus Cristo — e podemos usá-la como uma oportunidade para apresentar o evangelho e demonstrar amor. Dar e receber presentes podem fazer parte do cumprimento do que Paulo diz sobre dar em 2 Coríntios 8:7–8: “Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça. Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor”. Paulo encorajou as igrejas a fazerem doações financeiras aos crentes necessitados em Jerusalém e enfatizou que suas doações deveriam ser voluntárias e motivadas por amor sincero. Podemos aplicar esta mesma lição em nossas próprias vidas, dando aos outros, não apenas no Natal, mas durante todo o ano! 

    A distribuição de presentes pode se tornar o foco do Natal em vez de agradecer ao Senhor pelo presente de Seu Filho (João 3:16)? Sim. Dar presentes tem que tirar o verdadeiro significado do Natal? Não, não tem. Se nos concentrarmos no maravilhoso dom da salvação que o Senhor nos deu (Isaías 9:6), dar aos outros é uma expressão natural dessa gratidão. A chave é o nosso foco. Seu foco está no dom ou no presenteador supremo, o nosso gracioso Pai Celestial? “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes...” (Tiago 1:17). 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

O tempo de agradecer chegou

    O tempo de agradecer chegou. O tempo de elevar as mãos para o céu e louvar o Deus da nossa criação. 

    No mundo passamos por momentos de aflições, angústias, medos e, até mesmo, de desespero. No entanto, nunca devemos nos esquecer de quem está sempre conosco. O Deus que criou os céus e a Terra. O Senhor Todo Poderoso que criou cada um de nós com um propósito e que cuida de cada um com cuidados especiais. 

    Você é muito importante para Deus, não se esqueça disso. Por sua causa Ele enviou Jesus Cristo, seu único Filho, para nos garantir a salvação. 

    Deus é aquele que nos ama com amor incondicional. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

O ser humano não tem muito a oferecer

    Não podemos esperar muito do ser humano, nem pouco de Deus. O ser humano não tem muito a nos oferecer. Seus recursos são limitados e falíveis. Com o ser humano está o braço de carne. Por isso, não podemos esperar muito do ser humano. No entanto, se confiarmos em Deus, não podemos esperar pouco dEle. Deus é Todo-Poderoso, onisciente, onipresente e onipotente. Com Ele está toda força que pode nos ajudar. Não podemos esperar nada do ser humano, mas podemos esperar tudo de Deus se nEle confiarmos de todo o nosso coração. 

    Não há limites do que podemos esperar do nosso Deus. Ele é infinito em bondade e misericórdia. Nós é que somos pequenos diante da grandeza de deus e, por isso, não sabemos pedir nada. Se descobrirmos os mistérios de Deus e nos achegarmos diante do trono da sua graça vamos ser cheios de sua presença e desfrutaremos de sua infinita magnificência. Se não há limites, por que, então, somos tão tímidos no que pedimos a Ele? Devemos abrir o nosso coração e confiar inteiramente no Senhor que criou os céus e a terra. É Deus quem cuida de nós e, por isso, podemos confiar inteiramente na sua bondade e misericórdia. Tudo nesta vida pode falhar, mas as bênçãos do Senhor nunca falharão. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 8 de dezembro de 2024

Víboras peçonhentas

    Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Mateus 23:33 

    Não há verdade em tudo que dizem. E as palavras que saem de suas bocas são como venenos de víboras peçonhentas. Eu tento evitá-los o máximo que posso e fico indignado com sua capacidade de ludibriar as mentes incautas que encontram pelo caminho. Eles vociferam palavras de bençãos e maldições como se fossem deuses capazes de realizarem o que dizem. Não sei por quanto tempo consigo observar sem dizer nada. No entanto, o que mais me perturba é que as pessoas, muito provavelmente, darão mais ouvidos aos tolos que gritam essas balburdias do que as minhas comedidas palavras. É assim que funciona a engrenagem da vida. Por isso, muitos crápulas tiveram sucesso ao longo da História. 

    As pessoas tem uma tendência a ouvir os charlatões. Os que prometem o paraíso. Talvez seja um mal necessário no mundo. Sei lá, talvez seja. Eu fico em silêncio e vejo o tempo passar lentamente. Observo os acontecimentos e percebo que estou de mãos atadas. Não há muito o que fazer. Eles seguem os lobos como ovelhas indo para o matadouro. São cegos sendo conduzidos por falsos pastores cruéis que só pensam em tirar proveito da situação. São vítimas de um sistema inescrupuloso que destroem as vidas e as almas perdidas. Eu tento falar. Você pode me ouvir? 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 7 de dezembro de 2024

Nada consegue abalar

    Podemos confiar em Deus por aquilo que somos incapazes de fazer. Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis e não sabemos o que fazer. Nessas horas é que devemos confiar na providência de Deus porque é onde Ele demonstrará a sua misericórdia e o seu grande poder. O que não podemos fazer, o Senhor fará por nós. Ele nos conduzirá sobre as águas, Ele nos fará sair do túmulo, Ele estenderá as mãos e a tempestade se acalmará. O que não podemos fazer, confiamos em Jesus e Ele fará por nós. 

    Nada consegue abalar os que estão seguros nas mãos de Deus. Aqueles que andam com Deus encontram nele o verdadeiro abrigo e a proteção mais segura. Nem as tempestades, nem os perigos, nem as provações. Nada pode abalar a fé daqueles que confiam inteiramente no Senhor e dedica a Ele a sua vida. O Senhor é forte e poderoso. Ele nos garante a vitória em nossas lutas quando confiamos em sua providência. 

    Diante de perguntas não respondidas, encontramos ajuda e esperança no amor de Deus. E quantas perguntas existem que não temos as respostas? Muitas dúvidas que perpassam a nossa mente e nos fazem buscar respostas onde não encontramos. O segredo é confiarmos em Deus e buscarmos nEle as respostas para as nossas incertezas. No entanto, devemos estar cientes de que nem tudo nos será revelado. Existem muitos mistérios no universo e nossa mente é bastante limitada para tamanho conhecimento. Devemos estar contente com a graça de Deus em nossas vidas. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 1 de dezembro de 2024

A esperança é o combustível

    A esperança é o combustível que mantém nossos sonhos vivos, mesmo nos dias mais desafiadores. É a luz suave que nos guia, lembrando que, por mais difícil que seja o presente, o futuro é uma página em branco cheia de possibilidades. 

    Acredite que cada passo que você dá hoje, por menor que pareça, está construindo algo maior. As dificuldades que enfrentamos nos fortalecem, e os desafios nos preparam para conquistas ainda maiores. 

    Nunca subestime o poder de um coração esperançoso. Ele transforma o medo em coragem, a dúvida em fé e o impossível em realidade. O futuro está em suas mãos, pronto para ser moldado pelo seu esforço, determinação e otimismo. 

    Lembre-se: as tempestades passam, e o sol sempre volta a brilhar. Mantenha sua visão firme no horizonte, porque o melhor ainda está por vir! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense