segunda-feira, 14 de outubro de 2024

A única forma de vencermos

    Recorro-me a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Só mediante a sua bondade e misericórdia podemos ter forças necessárias para vencer os ataques corriqueiros dos inimigos de nossas almas. Só pela sua bondade somos capazes de alcançar uma vida espiritual elevada, acima das mazelas que assolam a humanidade. Só pela compaixão de Cristo e confiança em seu sacrifício na Cruz para nos salvar. Só dessa forma podemos dizer que somos vencedores. A vida é um campo de batalha e todos os dias vamos estar em conflitos com muitas coisas neste mundo. Aproximar-se de Deus é a única forma de vencermos e termos um vida em abundância. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 13 de outubro de 2024

Esconderijo do Altíssimo

    "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem eu confio". Salmos 91. 1,2. 

    Esse salmo descreve a contínua e soberana proteção de Deus do seu povo com relação aos perigos e terrores que estão sempre presentes e cercam a humanidade. O cenário original pode ser o de um exército que está prestes a sair para a batalha. A maior parte dos terrores mencionados nesse salmo fica sem definição, com certeza intencionalmente, para que nenhum tipo de perigo seja omitido. Os crentes de qualquer época podem ler esse salmo w aprender que nada pode afetar um filho de Deus, a menos que o Senhor permita. Todavia, à luz das muitas referências ao futuro reino messiânico contidas nos salmos, esse salmo deve ser lido como se o seu pleno cumprimento tivesse ocorrido naquela época. 

Fonte: Bíblia de Estudo MacArthur.

sábado, 12 de outubro de 2024

Amor ao próximo

    Nosso amor por Cristo só é verdadeiro se tivermos amor pelo próximo. Eis uma verdade fundamental para os nossos dias. É cada vez mais explícito as injúrias e discursos de ódio pelas redes sociais e, não raramente, vemos muitos cristãos destilando impropérios contra os seus semelhantes e fazendo discurso de vingança contra as outras pessoas e religiões. Esse não é e nunca foi o desejo de Jesus Cristo. 

    Ele que parou para conversar com a mulher samaritana, rejeitada por todos na época, entrou na casa de Zaqueu, odiado pelos seus pares, atendeu a mulher acusada de adultério e outras inúmeras pessoas desprezadas pela sociedade. O exemplo de Cristo deve nos levar a uma reflexão. Será que somos melhores do que as outras pessoas? Com certeza não. 

    Se realmente amamos ao Senhor que nos salvou e nos resgatou do pecado, devemos demonstrar esse amor ao nosso próximo. Não é por meio de violência física ou verbal que vamos convencer as pessoas de que só o Senhor Jesus Cristo é a esperança de salvação da humanidade. Iremos fazer isso com o exemplo de amor ao próximo. 

    Quando nos aproximamos de Deus com sinceridade no coração e buscamos a sua sabedoria somos levados a um estágio superior da humanidade. A casa de Deus é um lugar onde encontramos a paz e o amor que devemos compartilhar com as pessoas que sofrem e que estão perdidas em seus caminhos. Nosso exemplo de cristão deve refletir a bondade e a misericórdia de Jesus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Deus conhece o nosso coração

    "E será que, antes, que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei". (Isaías 65.24)  
 
    Essa, sem dúvidas, é uma das maiores promessas encontradas na Palavra de Deus. Ele se importa com cada um de nós. Ele nos ouve quando o buscamos de todo o coração. Antes mesmo de pedirmos, o Senhor já está disposto a nos responder.  
 
    Deus aquieta as almas que sofrem. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Deus é bom o tempo todo. E quão maravilhoso é saber que os seus pensamentos são maiores do que os nossos pensamentos e melhores também.  
 
    Não se aflija. Não perca sua fé. Saiba que Deus está ouvindo a sua oração. A sua súplica tem chegado até o trono da graça e o Senhor irá te responder. Quando pedimos com fé e em conformidade com a vontade divina, a resposta é certa e o nome do Senhor é exaltado. Creia nesta promessa!    
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Deixe um legado

    Erga os seus olhos e veja o horizonte distante. Parece inalcançável para você? Acredite. Não é. Não desanime na caminhada. O pior cego é aquele que não quer enxergar. O pior ser humano é aquele que cai e não quer se levantar. Não faça isso. Não permita que o desânimo tire o seu foco. Não permita que roubem os seus sonhos. Acredite que, se você lutar e não desanimar, você irá vencer. A vida é um campo de batalaha e temos que lutar todos os dias. 
 
    Levante-se e sacuda o pó do caminho e siga em direção aos seus sonhos. Não permita que digam o que você não pode fazer. Só você sabe o que está no seu coração. Seja um exemplo de perseverança e resiliência. Faça a diferença nesta vida e seja uma influência positiva em muitas vidas. Você é uma pessoa especial que tem uma missão neste planeta. Então, haja como um vencedor. Não desanime no caminho porque a jornada tem as suas dificuldades, mas, o fim é melhor que o começo. 
 
    Acredite que os sonhos podem ser realizados se você não desistir de conquistar os seus objetivos. Faça cada minuto valer a pena e creia que o impossível pode ser possível para o Deus que Tudo pode. Não permaneça na penumbra quando você pode ser a luz que ilumina muitas vidas. Seja um exemplo de pessoa que vale a pena ser seguido e produza algo que valha a pena escrever. Deixe um legado de coisas boas e o mundo será melhor depois de sua partida. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

A raiva é um veneno que você dá a si mesmo

    “A raiva é um veneno que você dá a si mesmo na tentativa de ferir os outros” essa é uma metáfora poderosa que nos convida a refletir sobre a natureza destrutiva das emoções negativas, em especial a raiva. A raiva, muitas vezes, surge como uma resposta emocional à frustração, à injustiça ou ao sofrimento causado por outra pessoa. No entanto, ao escolher mantê-la, não só não resolvemos o conflito, como também acabamos nos autossabotando. 
 
    A ideia central dessa reflexão é que, ao nutrir a raiva, imaginamos estar prejudicando quem nos feriu, mas, na realidade, quem mais sofre com isso somos nós mesmos. Assim como o veneno, que destrói o corpo de quem o consome, a raiva corrói nosso bem-estar mental, emocional e até físico. O ressentimento prolongado pode causar estresse, insônia, ansiedade e uma série de problemas de saúde, além de afetar nossas relações e a maneira como enxergamos a vida. 
 
    Por mais que seja natural sentir raiva, o que fazemos com ela é o que determina se ela será destrutiva ou uma oportunidade de crescimento. Quando reagimos de maneira impulsiva, tentando ferir ou retaliar o outro, estamos permitindo que a raiva tome o controle, impedindo que vejamos o panorama completo da situação. Perder esse controle nos afasta da resolução dos problemas e cria um ciclo de dor e mágoa. 
 
    Assim, essa metáfora nos leva à conclusão de que o caminho mais saudável e construtivo é o do perdão ou da compreensão. Isso não significa ignorar ou aceitar injustiças, mas sim libertar-se do peso da raiva e buscar soluções mais equilibradas e transformadoras. Ao deixarmos de lado o desejo de vingança ou o ressentimento, nos permitimos curar e encontrar paz interna. 
 
    No fundo, a raiva é uma armadilha, e o antídoto para esse veneno é o autocontrole, a empatia e a capacidade de transcender o impulso imediato de retribuir o mal com mal. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Pessoas boas não vão para o Céu

    "Sou uma boa pessoa, então vou para o céu"; "Faço algumas coisas ruins, mas faço mais coisas boas, então vou para o céu"; "Creio em Deus, mas tenho minhas convicções e sempre procuro fazer coisas boas"; "Todos os caminhos levam a Deus, então procuro fazer coisas boas, por isso vou para o céu".    
 
    Todas essas frases ditas por cidadãos de bem são enganosas. É engano pensar que só porque você se considera uma boa pessoa você será salvo. Não é assim. A salvação é através de Jesus Cristo. Não existem pessoas boas que possam se salvar por seus próprios méritos.    
 
    Todos pecaram e destituídos foram da Glória de Deus, é o que nos diz a Bíblia. Portanto, só há um caminho que pode levar o ser humano a Deus: Jesus Cristo! Ele é o caminho e a verdade e a vida. Ninguém vai ao céu a não ser por Jesus Cristo. Então, pessoas boas não vão para o Céu senão aceitarem a Jesus como salvador. Ele está de braços abertos para te receber, perdoar os seus pecados e garantir a sua salvação. Entrai pela porta estreita. Deus o abençoe!    
 
Mensagem: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 1 de outubro de 2024

O tempo de agradecer chegou

    O tempo de agradecer chegou. O tempo de elevar as mãos para o céu e louvar o Deus da nossa criação.  
    No mundo passamos por momentos de aflições, angústias, medos e, até mesmo, de desespero.     No entanto, nunca devemos nos esquecer de quem está sempre conosco. O Deus que criou os céus e a Terra. O Senhor Todo Poderoso que criou cada um de nós com um propósito e que cuida de cada um com cuidados especiais.  
    Você é muito importante para Deus, não se esqueça disso. Por sua causa Ele enviou Jesus Cristo, seu único Filho, para nos garantir a salvação.  
    Deus é aquele que nos ama com amor incondicional.    
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense